Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trending topics

Motoristas pedem apagão dos apps em prol de maiores direitos e segurança

Heloisa Corso - Estagiária*
23 jul 2021 às 15:21
- Reprodução/ Apagão dos Apps
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manifestações pedindo um "apagão dos apps" tomou conta das redes sociais nesta sexta-feira (23) e chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter. O propósito é que os brasileiros deixem de pedir comidas, bebidas e outros produtos pelos aplicativos de entrega por um dia, em prol de melhores condições e reconhecimento dos trabalhadores como colaboradores de grandes empresas de delivery.


Um movimento similar aconteceu há um ano atrás, quando motoristas de aplicativo pedindo mais direitos e seguranças em suas corridas. Desde então, praticamente nada mudou. O perfil do twitter "Apagão dos Apps" explica que essas empresas gastaram milhões de reais em propagandas para a TV e para o digital, aproveitando-se da pauta para criar novos slogans, como "Viver é uma entrega".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Paulo Lima, mais conhecido como Galo de Luta nas redes sociais, viralizou ao relatar como é entregar comida com a barriga vazia. Em entrevista ao podcast de Monique Evelle, o entregador explica que este tipo de trabalha está longe de ser empreendedorismo: "O que que tem de empreendedorismo nisso? Carregar comida nas costas de barriga vazia para cima e para baixo (...) Foi contada uma mentira para a gente não enxergar aquilo que a gente realmente é. Houve um processo de fazer o trabalhador se sentir feio e não se enxergar como trabalhador", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfrentamento à violência de gênero

Governo lança pacote para formação política de mulheres e R$ 10 mi para tornozeleiras de agressores

Imagem de destaque
Dados do IBGE

Casamento precoce afeta mais meninas do que meninos no Brasil

Imagem de destaque
É um direito!

Mulheres enfrentam recusa médica e humilhações para fazer aborto legal no Brasil

Imagem de destaque
Aponta IBGE

Fatia de mulheres abaixo da linha de pobreza no Brasil supera a de homens



O movimento ainda pede que todos deem notas baixas nas lojas de aplicativo (AppStore e Play Store) e façam comentários nas redes sociais contra a precarização do trabalho em um dia que ainda será definido.


Nas redes sociais, perfis como do Guilherme Boulos, Federação Única Petroleira, o PC do B e Psol apoiam o movimento. Os aplicativos de entregas iFood, Rappi e Uber Eats, que são os mais cobrados na manifestação, ainda não se pronunciaram publicamente.


*Com informações de Tab Uol

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade