Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trending topics

Motoristas pedem apagão dos apps em prol de maiores direitos e segurança

Heloisa Corso - Estagiária*
23 jul 2021 às 15:21

Compartilhar notícia

- Reprodução/ Apagão dos Apps
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manifestações pedindo um "apagão dos apps" tomou conta das redes sociais nesta sexta-feira (23) e chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter. O propósito é que os brasileiros deixem de pedir comidas, bebidas e outros produtos pelos aplicativos de entrega por um dia, em prol de melhores condições e reconhecimento dos trabalhadores como colaboradores de grandes empresas de delivery.


Um movimento similar aconteceu há um ano atrás, quando motoristas de aplicativo pedindo mais direitos e seguranças em suas corridas. Desde então, praticamente nada mudou. O perfil do twitter "Apagão dos Apps" explica que essas empresas gastaram milhões de reais em propagandas para a TV e para o digital, aproveitando-se da pauta para criar novos slogans, como "Viver é uma entrega".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Paulo Lima, mais conhecido como Galo de Luta nas redes sociais, viralizou ao relatar como é entregar comida com a barriga vazia. Em entrevista ao podcast de Monique Evelle, o entregador explica que este tipo de trabalha está longe de ser empreendedorismo: "O que que tem de empreendedorismo nisso? Carregar comida nas costas de barriga vazia para cima e para baixo (...) Foi contada uma mentira para a gente não enxergar aquilo que a gente realmente é. Houve um processo de fazer o trabalhador se sentir feio e não se enxergar como trabalhador", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Vínculo reconhecido

Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e exige registro de entregadores

Imagem de destaque
Apostas até as 19h

Com sorteio nesta quinta, Mega-Sena tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Imagem de destaque
Segundo o IBGE

Trabalho de casa e filhos afastam jovens negras do emprego e do estudo



O movimento ainda pede que todos deem notas baixas nas lojas de aplicativo (AppStore e Play Store) e façam comentários nas redes sociais contra a precarização do trabalho em um dia que ainda será definido.


Nas redes sociais, perfis como do Guilherme Boulos, Federação Única Petroleira, o PC do B e Psol apoiam o movimento. Os aplicativos de entregas iFood, Rappi e Uber Eats, que são os mais cobrados na manifestação, ainda não se pronunciaram publicamente.


*Com informações de Tab Uol

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo