O município de Urupema, no planalto sul de Santa Catarina, registrou a mais baixa temperatura dos últimos 10 anos na madrugada de hoje. A mínima foi de -1,8ºC. Situado a 1.425 metros de altitude em relação ao nível do mar, o município teve parte de sua paisagem coberta por uma camada de gelo.
Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri-Ciram, principal órgão meteorológico do Estado, a baixa temperatura em Santa Catarina se deve à atuação da La Niña. O fenômeno se caracteriza pela diminuição do volume de chuvas e frio estendido na passagem do inverno para a primavera.
São Joaquim e Urubici, na mesma região, marcaram mínimas de 0,1ºC e 3ºC, respectivamente. No meio-oeste, as mínimas também foram baixas. As mais significativas foram registradas em Abdon Batista (4,3ºC), Rio das Antas (4,6ºC), Campos Novos (4,7ºC) e Caçador (4,8ºC).
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Balneário Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica
Câmara aprova cadastro nacional para monitorar facções criminosas
Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções
"Foram, sem dúvida, as temperaturas mais baixas nos últimos 10 anos e que devem se repetir com a incidência de geadas isoladas", afirmou Martins.
O município de Urupema tem 2.536 habitantes e economia baseada na plantação de maçãs. Desta vez, a intensidade do frio fez com que os agricultores passassem a madrugada molhando as plantações de tomate, para que as plantas não morressem. "Só assim a gente consegue amenizar os efeitos da geada e diminuir o prejuízo", disse o produtor Armstrong Zen.
No final de outubro deste ano, a queda brusca da temperatura no município comprometeu 70% da produção de maçãs. A cidade produz anualmente 19 mil toneladas da fruta.