Pelo menos 20 cidades do Rio Grande do Sul e 19 de Santa Catarina enfrentaram ocorrências de neve ou chuva congelada nesta quarta-feira, conforme levantamento feito pela MetSul Meteorologia. Em seu boletim do final da tarde, o 8º Distrito de Meteorologia confirmou que quatro de suas estações, em Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha (RS) e São Joaquim (SC) também registraram o fenômeno.
A queda de neve foi mais intensa e teve episódios de quase uma hora de duração em Bom Jesus e Lagoa Vermelha, segundo descrição de moradores dos dois municípios, localizados na serra, onde também está a maioria das cidades atingidas pelo fenômeno, como Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Vacaria, São José dos Ausentes e Jaquirana, no lado gaúcho, e Lages, Urupema e Urubici, no lado catarinense. A Metsul também identificou episódios em Crissiumal e Horizontina, no oeste, e Rio Grande, no sul, entre outras cidades do Rio Grande do Sul, e São Miguel do Oeste, no oeste de Santa Catarina.
Considerando-se a abrangência geográfica, trata-se da maior ocorrência de neve desde 2000 na região sul, segundo o meteorologista Alexandre Aguiar, da Metsul. Se for considerada apenas a intensidade, em 2006 houve uma queda maior, localizada, em Bom Jesus.
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Balneário Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica
Câmara aprova cadastro nacional para monitorar facções criminosas
Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções
O fenômeno foi provocado pela presença de uma frente fria estacionada sobre o Paraná e de uma área de baixa pressão no Uruguai, que favoreceu a circulação da umidade que gerou a neve. Ainda persiste pequena possibilidade de novas quedas de neve na madrugada desta quinta-feira, mas depois o tempo deve limpar e as temperaturas passam a subir lentamente em toda a região.
Além da neve, as temperaturas foram baixas durante todo o dia no Sul do Brasil. A mínima foi de 3,6 graus abaixo de zero em Cambará do Sul (RS). As máximas não passaram de 14 graus em Mostardas (RS), 11 graus em Itapoá (SC) e 19 graus em Paranapanema (PR) segundo o 8º Distrito de Meteorologia.