Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Surto psiquiátrico

Paciente recebe diagnóstico de possessão e receita de mantras em hospital do Rio

Anna Virginia Ballloussier - Folhapress
30 dez 2019 às 16:25
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao procurar atendimento em uma unidade municipal de saúde do Rio, na noite de sábado (28), um paciente em surto psiquiátrico recebeu o seguinte diagnóstico: possessão espiritual.

O receituário, que a médica responsável não assinou, prescreve repetir 108 vezes um mantra recorrente na ioga – uma filosofia de origem indiana que se manifesta por meio de meditação e atividade física, seguindo uma sequência de posturas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Ohm Namah Shivaya – 108 vezes. Ho opono Pono. Asatoma Mantra", é possível ler na receita recomendada no CER (Coordenação de Emergência Regional) da Barra da Tijuca, zona oeste carioca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Naturismo

Conheça as principais praias de nudismo do Brasil e do mundo

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Recurso negado

Justiça mantém condenação de 50 anos a ex-deputada Flordelis


"Ohm Namah Shivaya" é um mantra que evoca Shiva, um dos mais importantes deuses do hinduísmo. "Ohm", por sua vez, é uma das entonações mais importantes deste e de outros credos e representaria o som universal.

Publicidade


Já 108 não é um número gratuito: trata-se da quantidade de contas do japamala, um cordão usado na ioga para ajudar a entrar no estado meditativo.


O caso foi relatado nas redes sociais por Pablo Nunes, coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

Publicidade


"Desde a semana passada, uma pessoa da minha família está em surto, ficou cinco dias sem dormir, fala sem parar coisas sem sentido etc. Ontem ela visitou a segunda psiquiatra em três dias. O diagnóstico? Possessão espiritual", tuitou o pesquisador no dia seguinte ao atendimento.


Nunes continua: "O deboche é tanto que a psiquiatra preencheu um receituário com os mantras que meu parente deveria recitar para 'se livrar do espírito'. Não receitou remédio e muito menos assinou o receituário de mantras". Hospital municipal, sob gestão de @MCrivella".

Publicidade


Marcelo Crivella, o prefeito da cidade, enfrenta uma crise na saúde municipal. Somada a deficiências graves nas esferas estadual e federal, o Rio de Janeiro passa por um de seus períodos mais críticos na área.


O pesquisador acrescenta depois que cita Crivella "não pelo fato dele ser evangélico, mas por suas reiteradas mostras de incompetência no trato da gestão da saúde". Sua família toda, diz, é evangélica como o prefeito, que é sobrinho do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus.

Publicidade


"Se a psiquiatra receitasse orações seria tão escandaloso quanto os mantras", afirma.


Procurado pela Folha de S.Paulo, Nunes disse que não gostaria de falar mais sobre o assunto, pois a família quer preservar a pessoa em tratamento psiquiátrico. Ela já está sendo atendida em outro centro médico.

Publicidade


O CER da Barra informou, por sua vez, que "a profissional citada [o nome não foi revelado] avaliou a paciente e a medicou para o quadro que apresentava".


Uma sindicância será aberta para apurar a conduta da psiquiatra, diz a nota enviada à reportagem pela assessoria de imprensa da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

"No CER, os pacientes da Saúde Mental recebem tratamento conforme preconizado pela SMS. Nenhum profissional está autorizado a seguir outras linhas de tratamento da psiquiatria que não seja o estabelecido no protocolo da Superintendência de Saúde Mental da SMS." Os mantras receitados não fazem parte desse protocolo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade