Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fatalidade

Paciente terminal considerado curado do câncer morre em acidente doméstico

- Pixabay
Marcelo Toledo - Folhapress
19 dez 2019 às 14:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Paciente que passou por terapia inovadora anticâncer na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, o aposentado mineiro Vamberto Luiz de Castro, 62, morreu em Belo Horizonte no último dia 11. A causa da morte é desconhecida, mas policiais ouvidos pela Folha de S.Paulo relataram um acidente doméstico com suspeita de traumatismo craniano como possível causa.

Apesar disso, é preciso aguardar laudo necroscópico para a conclusão. A reportagem não conseguiu contatar os familiares de Castro nesta quinta-feira (19).

Publicidade
Publicidade


"A Polícia Civil informa que somente após o laudo do exame de necropsia será possível saber se há ou não indícios de violência na morte de Vamberto Luiz de Castro. O corpo dele deu entrada no IML em 11 de dezembro, foi examinado e liberado. O laudo fica pronto em 30 dias", diz comunicado emitido pela polícia mineira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Multa de R$ 4 mil

Motociclista de aplicativo é condenado por litigância de má-fé em processo contra posto de gasolina

Imagem de destaque
'Homem apaixonado pelo Brasil'

Presidente Lula lamenta a morte de empresário Abílio Diniz

Imagem de destaque

Menino de 7 anos morre ao cair do sétimo andar de prédio em SP

Imagem de destaque
Mais de 58 mil casos no PR

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue; 94 mortes desde o início do ano


O corpo do aposentado deu entrada no IML (Instituto Médico-Legal) da capital mineira no último dia 11 e, após ter sido examinado, foi liberado para o enterro, de acordo com a Polícia Civil.

Publicidade


Castro participou do primeiro teste brasileiro de uma terapia anticâncer inovadora, que modifica o DNA das células do próprio paciente para enfrentar a doença.


A abordagem, conhecida pela sigla inglesa CAR-T, foi usada em setembro em Castro, diagnosticado com linfoma não Hodgkin de células B. Essa forma de câncer do sangue já o tinha levado a se submeter a quatro rodadas de tratamento nos últimos dois anos, incluindo quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, sem sucesso. Não havia mais perspectivas para o doente, considerado terminal e sofrendo com fortes dores e perda de peso.

Publicidade


O corpo foi enterrado no cemitério Parque Renascer, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, às 15h da última quinta-feira (12). A missa de sétimo dia foi celebrada nesta terça-feira (17).


O tratamento

Publicidade


O filho do aposentado procurou o médico Renato Guerino Cunha, pesquisador do CTC (Centro de Terapia Celular da USP e do Hemocentro de Ribeirão Preto), após saber que o médico tinha ganhado um prêmio da Associação Americana de Hematologia para desenvolver a CAR-T.


Castro se encaixava no chamado uso compassivo, aprovado quando não há outras abordagens que possam ajudar o paciente.

Publicidade


A sigla CAR-T corresponde à expressão "receptores quiméricos de antígenos de células T", terapia na qual pesquisadores levam em conta a assinatura molecular de cada tipo de câncer, de forma a desenhar uma arma específica contra ele.


Algumas células T são retiradas da corrente sanguínea do paciente e modificadas geneticamente para que carreguem os tais receptores quiméricos -que não apareceriam todos juntos em células T normais.

Publicidade


Os receptores funcionam como fechaduras que podem se encaixar de modo exato em moléculas presentes apenas na superfície das células cancerosas (os antígenos). Assim, as células T se tornam capazes de atacar o câncer de modo específico e eficiente.


Após essas alterações no DNA, as células T são multiplicadas e reinseridas no organismo do paciente. É a parte mais delicada do processo.

Publicidade


A avaliação dos médicos é que os resultados em Castro impressionaram. Todos os sintomas que marcam a doença, da abundante sudorese noturna à dor forte, sumiram, e os exames de sangue do paciente estavam normais e ele começou a ganhar peso.


Quando o aposentado foi liberado para regressar a Belo Horizonte, em outubro, outros quatro pacientes já estavam na fila para receber o tratamento.

A reportagem procurou a assessoria do HC de Ribeirão Preto, mas ainda não obteve resposta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade