Depois de sofrer uma série de panes entre 2010 e 2011, o agendamento de passaportes no site da Polícia Federal (PF) voltou a dar problemas nesta quarta-feira (16). A página ficou fora do ar a partir das 4h e só por volta das 17h o sistema começou a retornar, ainda intermitente. Às 20h, ainda não havia uma previsão oficial de quando a pane seria totalmente solucionada.
A PF não soube responder quantas pessoas solicitam passaporte diariamente no Brasil e, consequentemente, quantas foram afetadas pela falha de ontem. Muitas reclamaram pelas redes sociais.
Segundo o órgão, o problema aconteceu por causa de uma "falha no hardware essencial" que fornece todo o sistema da PF - da emissão de passaportes ao e-mail dos servidores.
Leia mais:
Cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Uber diz no STF que liberdade é incompatível com vínculo pela CLT
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Um back-up foi acionado logo que a pane começou. Mas, às 8h, o sistema reserva também apresentou problema - o que fez a empresa terceirizada que fornece tecnologia à PF ser acionada.
Só no fim da tarde, entre 17h e 19h, tanto a rede interna da polícia quanto o processo de emissão de passaportes começaram a funcionar progressivamente, de maneira lenta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo