Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Papa afasta padre brasileiro acusado de abusar de ex-freiras

Rene Moreira
Agência Estado
21 fev 2019 às 14:01
- Reprodução/redes sociais
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Às vésperas do encontro da Igreja Católica que discutirá abuso sexual, um padre brasileiro, que havia sido transferido para o Paraguai, foi afastado nesta quarta-feira, 20, do clero, sob suspeita de abusos no Brasil. Segundo a Diocese de Ciudad del Este, Jean Rogers Rodrigo de Sousa "foi dispensado de suas obrigações clericais" pelo papa Francisco, conforme comunicado assinado ontem pelo monsenhor Guillermo Steckling.

Quando Sousa era seminarista, em 1998, foi responsável por fundar dois institutos, que posteriormente constituíram a Fraternidade Arca de Maria, com sacerdotes e leigos dos dois sexos. Em 2006, houve acusações de mulheres já adultas, ex-freiras, ligadas à organização em várias cidades - que estariam sendo importunadas pelo então padre por Skype. Há queixas de estupro e masturbação. Hoje, o ex-sacerdote não tem mais ligação com a Arca de Maria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após passar por várias circunscrições, acabou na Diocese de Ciudad del Este. Há um ano, ele já havia sido suspenso de cerimônias e proibido de usar seu hábito até o fim da investigação. Meses depois, o jornal Folha de S.Paulo conseguiu contato com o religioso, que negou as acusações e disse ser alvo de "calúnia por 11 mulheres". À época, as vítimas alegaram não ter buscado a Justiça por medo de expor as famílias. A reportagem não localizou Sousa na noite de quarta-feira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé

Imagem de destaque
Categorias C, D e E

Motoristas têm até o dia 31de março para fazer exame toxicológico


São Paulo

Publicidade


Ainda nesta quarta, continuava a coleta de informações sobre a mais recente intervenção do Vaticano em uma diocese brasileira, com denúncias de suposto abuso de coroinhas por um padre e suposto desvio de dinheiro de fiéis por um bispo no interior paulista. Os crimes teriam sido registrados em Americana, Araras e Limeira, no interior paulista.


Um dos envolvidos é o padre Pedro Leandro Ricardo, de 50 anos, suspeito de fraude e acusado por quatro jovens de ataques sexuais na época em que serviam ao altar. Em vídeo, ele disse ser vítima de "boataria".

O outro investigado é d. Vilson Oliveira, bispo de Limeira, suspeito de fraude e de ser omisso em relação às denúncias de abuso. O religioso não vai se pronunciar. A apuração cabe ao enviado do papa Francisco, o bispo de Lorena (SP), d. João Inácio Muller. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade