Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Para 91% dos brasileiros, imprensa é arma anticorrupção

Agência Estado
14 mar 2010 às 18:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para 91% dos brasileiros, a imprensa ajuda a combater a corrupção ao divulgar escândalos que envolvem políticos e autoridades, indica pesquisa feita pelo instituto Análise a pedido do Estado. Nada menos que 97% dos entrevistados se declaram a favor da investigação e divulgação de casos e suspeitas de corrupção pela imprensa.

Quando o instituto pergunta quais são os principais canais de denúncias de corrupção, jornalistas e meios de comunicação aparecem em primeiro lugar, com 50%. Para outros 37%, são os próprios políticos os que mais denunciam irregularidades de políticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maioria expressiva dos entrevistados vê a imprensa como apartidária (69%) e digna de credibilidade (88%) ao revelar desvios e irregularidades. Nove em cada dez entrevistados defendem que os meios de comunicação não sejam submetidos a nenhum tipo de controle.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boa sorte!

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 67 milhões

Imagem de destaque
R$ 18 milhões arrecadados

Alexandre de Moraes faz doação para campanha do estádio do Corinthians

Imagem de destaque
Previsão

Próximo verão deve ser mais quente e chuvoso que a média na maior parte do Brasil

Imagem de destaque
Após 'expressiva melhora'

Aneel define que dezembro terá bandeira verde na conta de luz, sem cobrança extra


Para Alberto Carlos Almeida, diretor do instituto Análise, o fato de jornais, rádios e TVs serem vistos como os principais canais de denúncias de corrupção revela a boa imagem de que a imprensa desfruta e o descrédito da população em outras instituições.

"Em termos de combate à corrupção, os cidadãos se veem representados e assistidos pelos meios de comunicação, mas eles esperam resultados, e é aí que o papel do Judiciário deixa a desejar", analisou, destacando a virtual inexistência de condenações judiciais de políticos acusados de desviar recursos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo