Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais!

Passaporte e carteira de identidade poderão ser emitidos em cartórios ainda em 2018

Agência Brasil
06 fev 2018 às 17:55

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cartórios brasileiros já podem dar início ao processo para que emitam carteira de identidade e passaportes para cidadãos brasileiros. O Distrito Federal (DF) deverá ser a primeira unidade a receber o serviço. Os cartórios devem começar as emissões em 3 meses. Após o sistema ser adotado no DF, começará a ser liberado nos demais estados.

A prestação desse serviço requer, no caso da emissão de registro de identidade (RG), que a associação local dos cartórios formalize convênio com a Secretaria de Segurança Pública do estado. Já o convênio para a emissão de passaportes terá de ser firmado entre a Polícia Federal e a associação nacional dos cartórios de registro natural.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A medida administrativa que possibilita os cartórios a prestarem também este serviço foi anunciada no dia 26 de janeiro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nas duas situações os acordos deverão passar por análise e homologação do Poder Judiciário. No caso dos convênios locais caberá às corregedorias dos tribunais estaduais. Quanto aos convênios para a emissão de passaporte, eles terão de passar pela Corregedoria Nacional de Justiça, a quem caberá avaliar as viabilidades jurídica, técnica e financeira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Debate político

Balneário Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica

Imagem de destaque
Milícias também serão investigadas

Câmara aprova cadastro nacional para monitorar facções criminosas

Imagem de destaque
Crime organizado

Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções


Por meio de nota, o juiz auxiliar da corregedoria Marcio Evangelista disse que a medida não afetará a confiabilidade do passaporte brasileiro. "A Polícia Federal continuará responsável por emitir o passaporte. O convênio só permitirá o compartilhamento do cadastro de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que apenas colherão as digitais e confirmarão para a Polícia Federal a identidade de quem solicitar o documento".


Por meio de convênio será também possível a autorização para a renovação dos passaportes, pelos cartórios de registro civil. Para ter acesso a esse serviço, no entanto, será necessário o pagamento de uma taxa extra.

Atualmente, para emitir o passaporte, é preciso pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU) e agendar a data de atendimento pela internet em postos da Polícia Federal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo