Começaram nesta terça-feira (23) os trabalhos para apurar as causas do acidente em uma ponte em construção, em Fortaleza. Uma equipe de engenheiros da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) esteve pela manhã no local da obra, no bairro Aerolândia. Eles vão acompanhar o desmonte da estrutura que desabou e algumas peças serão analisadas em laboratório. Dois trabalhadores morreram e três ficaram feridos.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) também vai investigar o acidente. Segundo o presidente do conselho, Victor Frota, sete engenheiros fazem parte do grupo que vai periciar a estrutura. O prazo para apresentação das conclusões é de 30 dias.
O acidente ocorreu no início da noite de segunda (22). Uma das estruturas metálicas de escoramento utilizadas na construção da ponte sobre o Canal do Lagamar desabou. No momento do acidente, os operários faziam a concretagem de uma das vigas. Dois trabalhadores morreram e três foram levados para o hospital da prefeitura municipal, Instituto Dr. José Frota (IJF), no centro de Fortaleza.
Leia mais:
Com sorteio nesta quinta, Mega-Sena tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Trabalho de casa e filhos afastam jovens negras do emprego e do estudo
Ganhador da Mega-Sena morre menos de um mês após resgatar prêmio de R$ 201 milhões
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
De acordo com o presidente do Crea, a viga que estava sendo concretada tinha a mesma estrutura de outra, ao lado, que já havia passado por esse processo sem nenhum dano. "Os sistemas de escoramento eram exatamente iguais e, na primeira viga, não houve nada. Isso não acontece normalmente, mas pode ocorrer em estruturas pesadas, onde há cargas pesadas e peças grandes."
Dos três feridos que foram levados para o hospital, apenas um permanecia no hospital até o fim desta manhã. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, ele estava em observação, mas não corria risco de morte. Um dos trabalhadores foi liberado ainda ontem à noite e o outro teve alta no começo da manhã.
À tarde, o prefeito Roberto Cláudio vai anunciar a composição da comissão que vai analisar as possíveis causas do acidente. Além de órgãos da Prefeitura, o grupo será composto por entidades externas, como Ministério Público do Trabalho e Polícia Civil.
A obra da ponte que desabou faz parte de uma intervenção no cruzamento das avenidas Governador Raul Barbosa e General Murilo Borges, no bairro Aerolândia, que também inclui a construção de uma rotatória. A finalização das obras está prevista para o segundo semestre deste ano.