A partir de hoje, será possível consultar no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) informações atualizadas diariamente sobre a execução das receitas e despesas dos governos federal, estaduais e municipais.
O Portal da Transparência foi criado em 2004, mas, desde então, as informações eram atualizadas mensalmente. A Controladoria-Geral da União (CGU) afirma que cerca de 200 mil novos documentos serão atualizados no site a cada dia, com a nova regra.
A nova ferramenta foi desenvolvida pela CGU com o objetivo de cumprir o que determina a lei complementar 131, aprovada em 27 de maio de 2009. A lei obriga os entes federados a detalhar para a população informações sobre a execução orçamentária em tempo real. A regra vale a partir de hoje para cidades com mais de cem mil habitantes. Os demais municípios terão até 2013 para se adequar à regra.
Leia mais:
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 27 milhões
Brastemp acusa LG de plágio em comercial e consegue tirar anúncio de geladeira do ar
A partir desta sexta-feira, sites não podem vender 48 marcas de whey protein
Mãe se desculpa após discussão dentro de avião e diz que filho fez 'birra ridícula'
O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, afirma que a nova ferramenta do Portal da Transparência significa "um passo da maior importância na sua consolidação como uma das grandes democracias do mundo, saindo na frente da maioria dos demais países e abrindo a todos os cidadãos o acesso diário às informações sobre as receitas arrecadadas e as despesas realizadas pelos órgãos públicos". Este avanço, na avaliação do ministro, "é irreversível".