Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, ou seja, nascidos em 2001, precisam ficar atentos ao prazo do alistamento militar obrigatório. Isso porque, desde o início de janeiro está aberto o prazo para o cadastramento. O alistamento encerrará no dia 30 de junho, quando se espera que cerca de 4.500 rapazes estejam inscritos. Porém, até o momento, apenas aproximadamente 3.000 deles se cadastraram.
Há quatro anos, o cadastro pode ser realizado via internet, no endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, facilitando assim a efetivação da inscrição. Aqueles que não têm acesso à internet podem procurar a sede da Junta Militar (Terminal Rodoviário, sala 42, em frente à agência dos Correios), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, para efetivar o cadastro pessoalmente.
Na página da inscrição, o cidadão deve preencher as informações requisitadas, tendo em mãos o CPF, um e-mail e um número de telefone para contato. Isso porque, o governo não encaminhará correspondência via correio, pois todos os avisos e comunicados pós-alistamento serão encaminhados via mensagem de celular ou no endereço eletrônico informado.
Leia mais:
Setor elétrico aprova 13 projetos para produção de hidrogênio verde que somam R$ 1,4 bi
Veto a celulares nas escolas deve ser aprovado na Câmara e seguir para o Senado
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Pará lidera relatos de aparição de óvnis à Aeronáutica, mostra levantamento
Segundo o secretário da Junta Militar de Londrina, Fernando Cesar de Paula, é importante que os jovens fiquem atentos aos prazos, pois ainda restam mais 1.500 cadastros que não foram efetivados. "O jovem não alistado fica sem documento militar, porque para tê-lo, ele precisa ser dispensado do serviço militar obrigatório, o que só ocorre depois que eles passam pelos exames médicos e pela entrevista, que acontecem em setembro", explicou.
Geralmente, a cerimônia de dispensa do serviço militar acontece em outubro, no Ginásio Moringão. Ao todo, 160 jovens são selecionados anualmente para o Tiro de Guerra de Londrina. Eles iniciam os trabalhos no ano seguinte, quando ficam em treinamento de março a novembro. O serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreende os encargos com a Defesa Nacional.