Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lamentável

Recorde: Brasil registra 3 desastres naturais por dia em 2023

Ansa Brasil
23 jan 2024 às 13:00
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou recorde de desastres naturais em 2023, conforme dados oficiais divulgados nesta semana.


De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foram contabilizados 1.161 eventos de natureza hidrológica (716) ou geológica (445) no ano passado, média de mais de três por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os desastres hidrológicos englobam transbordamentos de rios, enquanto os geológicos contemplam deslizamentos de terra. Essa é a primeira vez que o Brasil supera mil ocorrências em um ano, segundo o Cemaden.

Leia mais:

Imagem de destaque
Viralizou

Cavalo é resgatado de telhado em Canoas após mobilização

Imagem de destaque
Saiba mais

Centros de triagem em Porto Alegre recebem grande volume de doações, mas também itens incompletos

Imagem de destaque
2022/2023

Desmatamento na Amazônia cai 22% em 2023, menor patamar desde 2018

Imagem de destaque
Divulgou fake news

AGU solicita à Justiça direito de resposta contra coach Pablo Marçal


Manaus, capital do Amazonas, lidera a lista de municípios com mais eventos, com 23, seguida de São Paulo (22), o mais populoso do país, e Petrópolis (18), no Rio de Janeiro.


Regina Alvalá, diretora do Cemaden, destacou que 2023 foi "peculiar em relação ao clima", com a chegada do fenômeno El Niño e a subsequente "mudança no padrão das chuvas". "Os índices de chuva de 2023 foram muito superiores no Sul e inferiores no Norte e Nordeste. A mudança do clima também contribuiu para todo esse processo. O oceano mais quente significa mais vapor de água na atmosfera e provoca chuvas intensas e concentradas", comentou.


Ainda conforme o Cemaden, 132 pessoas morreram devido a chuvas no ano passado, enquanto 9.263 ficaram feridas e 74 mil acabaram desabrigadas, com prejuízos estimados em R$ 25 bilhões. 


Imagem
Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis
Quem tem pendências financeiras com o município de Londrina relativas à regularização de transações imobiliárias em contratos envolvendo o pagamento de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) podem obter desconto de 50%
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade