Durante o fim de semana uma massa de ar frio avançou pelo Sul do país e derrubou as temperaturas, provocando mínimas típicas de inverno a menos de uma semana do início do verão. Nesta segunda-feira (13), os termômetros marcaram apenas 5,9°C em Urubici, na serra catarinense, a menor de todo o país. Ainda em Santa Catarina, a mínima chegou a 8,5°C em São Joaquim e a 10,3°C em Joaçaba.
No Rio Grande do Sul também fez frio nesta manhã de 7,4°C em São José dos Ausentes, 8,6°C em Vacaria e 9,5°C em Canela. No Paraná, a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, onde a mínima chegou a 7,9°C. Em Inácio Martins, Clevelândia e Castro, os termômetros ficaram na casa dos 12°C.
Segundo os meteorologistas da Somar, após esse frio do início do dia, as temperaturas entram em elevação e a segunda-feira será marcada por grande amplitude térmica. No período da tarde, os termômetros atingem 20°C nos pontos mais elevados da Região, 24°C na faixa leste e 28°C no oeste dos três Estados. Ao longo do dia, uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva e o tempo fica seco em toda a Região Sul.
Leia mais:
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 27 milhões
Brastemp acusa LG de plágio em comercial e consegue tirar anúncio de geladeira do ar
A partir desta sexta-feira, sites não podem vender 48 marcas de whey protein
Mãe se desculpa após discussão dentro de avião e diz que filho fez 'birra ridícula'
A partir desta terça a temperatura dispara, tanto a mínima como a máxima. Além disso, a presença de áreas de instabilidade favorecem o retorno das chuvas isoladas e com baixo acumulado no nordeste do Rio Grande do Sul, sul e centro de Santa Catarina e extremo sul do Paraná.
Na quarta-feira uma frente fria avança rapidamente pela Região Sul e volta a provocar chuva generalizada no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na maior parte das localidades o acumulado será baixo, com exceção do leste catarinense e paranaense, onde poderá chover 20mm em 24 horas. As temperaturas seguem elevadas e faz calor nos três Estados.