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Final

Relatório sobre acidente da Air France sai em 5 de julho

Agência Brasil
30 mai 2012 às 11:02

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- Agência Brasil
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A agência civil da França (BEA) que investiga o acidente com o voo AF447 prepara a divulgação do relatório final sobre a tragédia para 5 de julho. O Airbus, da Air France, caiu no dia 31 de maio de 2009 na rota Rio-Paris. A divulgação do documento ocorre um ano e três meses depois da descoberta das caixas-pretas do avião. Amanhã (31), o acidente completa três anos.

No voo AF447, havia 228 pessoas a bordo de 32 nacionalidades. Todos morreram. Para parentes e amigos das vítimas, será o fim de uma investigação que poderá explicar as causas da queda do avião no Oceano Atlântico, em 2009.

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O porta-voz do BEA, Martine Del Buono, disse que o documento incluirá novas recomendações de segurança, envolvendo os calculadores de voo e o alarme de perda de sustentação. "A divulgação deste relatório [no dia 5 de julho] permitirá conhecer as causas do acidente’, disse.
Ele acrescentou que há pouco mais de um ano havia temores de que não seria possível obter um relatório conclusivo. "Graças à descoberta do local do acidente, das caixas-pretas e do trabalho de investigação, poderemos finalmente determinar as causas [do acidente] e fazer recomendações de segurança, que vão permitir que esse tipo de catástrofe não ocorra novamente."

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A Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa) preparou as orientações sobre o alarme de perda de sustentação e deverá recomendar que o "funcionamento do alarme de perda de sustentação não seja afetado pela indicação errônea de velocidades". De acordo com peritos, as velocidades são uma referência aos sensores Pitot.

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Pelas análises já divulgadas, os equipamentos, que medem a velocidade do avião, congelaram durante o voo e essa deve ser a origem das causas do acidente com o Airbus A330. A recomendação deveria constar no relatório divulgado no ano passado, mas foi retirada por falta de elementos conclusivos, segundo o BEA.


Esse alarme, que tocou repetidas vezes durante os três minutos e 30 segundos de duração da queda, atrapalhou os pilotos da Air France e os teria induzido ao erro, de acordo com o sindicato majoritário da categoria (cuja sigla em francês é SNPL).

Durante o acidente, para evitar a queda, os pilotos empurraram a ponta do avião para cima em vez de colocar a frente da aeronave para baixo, o que segundo especialistas, teria estabilizado o Airbus A330. Porém, o sindicato informou que o alarme atrapalhou os procedimentos dos pilotos.


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