Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vai até março

Réveillon Hidrológico marca início do período de chuvas

Agência Brasil
05 out 2019 às 15:14
- Luís Fernando Wiltemburg/Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Este mês marca o início do período de chuvas (outubro a março), que favorece o abastecimento dos reservatórios e determina também o fim da fase de seca (abril a setembro). O período é chamado de Réveillon Hidrológico e define a virada do ano para a temporada de precipitações.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marcelo Schneider, agora é uma época de transição, começando um período mais chuvoso com pancadas de chuvas isoladas. "Outubro marca o período que, junto ao calor, tem a umidade que vem da Amazônia, mas o auge do período se dá em dezembro e janeiro”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Schneider conta que a tendência para a primavera, entre os meses de outubro, novembro e começo de dezembro, é o sul do país com mais chuvas. "Não teremos nenhum fenômeno controlando como El Niño ou La Niña. Do centro para o sul entre São Paulo e Mato Grosso do Sul a chuva deve ficar um pouco acima da média e teremos uma primavera chuvosa. Outras áreas pontuais como Norte de Minas Gerais, parte de Goiás e entre o Norte da Bahia e Sul do Piauí e interior de Pernambuco podem ter chuva abaixo do normal”, revela o meteorologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade