A prefeitura do Rio de Janeiro irá construir na cidade o maior túnel em área urbana do País. A obra será realizada na zona portuária, uma das regiões que mais se modificará até a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Inicialmente projetado para ter uma extensão de 2.010 metros, ligando a área próxima aos armazéns no cais do porto até a igreja da Candelária, o novo traçado terá 3.450 metros de comprimento - quase o dobro do tamanho do túnel Ayrton Senna, na zona sul de São Paulo - para se estender até o Aeroporto Santos Dumont e o Aterro do Flamengo.
Parte do traçado será executada em substituição ao elevado da Perimetral (uma espécie de ''minhocão carioca''), que será demolido para dar lugar às obras de revitalização da zona portuária, com recursos da Concessionária Porto Novo, responsável pelas obras do Porto Maravilha. A prefeitura ainda abrirá licitação para a construção dos outros 1.440 metros, que compõem a expansão do projeto original do túnel.
Os investimentos para a construção do traçado original estão incluídos no pacote de R$ 4,1 bilhões do consórcio destinado somente para a execução de obras de infraestrutura e melhorias no sistema viário da região - como o aumento do número de faixas de rolamento, a demolição do elevado da Perimetral, a construção de outros dois túneis, e a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Projeta-se que tais mudanças viárias permitirão elevar a capacidade de tráfego em 38%, passando dos atuais 7,6 mil veículos por hora para 10,5 mil nos horários de pico.
Leia mais:
STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo
Setor elétrico aprova 13 projetos para produção de hidrogênio verde que somam R$ 1,4 bi
Veto a celulares nas escolas deve ser aprovado na Câmara e seguir para o Senado
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
A ligação subterrânea permitirá que todo o espaço entre o Armazém 6 e a Praça Mauá, próxima à igreja da Candelária, seja transformado em boulevard. Esse passeio público arborizado, além de valorizar a passagem de pedestres e ressaltar a paisagem local, irá abrigar a passagem do VLT em alguns trechos.
Apesar de o Rio de Janeiro contar com muitas áreas aterradas, a escavação do túnel será feita em maciços rochosos, a uma profundidade de 40 metros. As obras terão início no próximo dia 20 de outubro, quando começarão as escavações para construção de um poço de serviço que dará acesso a operários e máquinas, servindo de local de entrada e saída de material. A previsão é de que o túnel esteja pronto em 2015.