Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Meteorologia

Semana do feriado começa com chuva em todas as regiões do Brasil

Maria Tereza Santos - Folhapress
05 set 2022 às 08:34
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O início da semana em que se celebra a Independência do Brasil (7 de setembro) será marcado por chuvas em estados de todas as regiões do Brasil, apesar das diferentes intensidades e temperaturas, de acordo com a previsão da Climatempo.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

No Sul, a frente fria que começou a passar pela região na última quinta-feira (1º) deve perder força nesta segunda (5), mas uma nova área de instabilidade associada à baixa pressão atmosférica pode trazer chuvas e temporais desde o Rio Grande do Sul até o Paraná na terça (6).

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Segundo a empresa, os maiores volumes e chances de trovoadas estão previstos para o sul do Paraná e norte de Santa Catarina.

Publicidade


No feriado (7), as temperaturas começam a subir ao longo do dia, mas ainda há risco de chuva no fim da tarde e início da noite devido à circulação de vento.


Na maior parte do Sudeste, o período será marcado por instabilidade, chuvas isoladas e ventos costeiros, segundo a Climatempo, por causa da ação da frente fria que permanece sobre a região até quarta. O destaque fica para Minas Gerais, que deve ser menos afetado pelo frio, principalmente mais ao norte do estado, onde o tempo ficará seco.

Publicidade


No Centro-Oeste, há probabilidade de pancadas de chuva isoladas e passageiras apenas no centro-sul do Mato Grosso do Sul, conforme o Climatempo. "No norte do estado, em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o ar seco segue prevalecendo, não chove, faz calor e a umidade do ar fica baixa, característico do longo período de estiagem", informa a empresa.


O litoral do Nordeste deve seguir com chuvas costeiras ao longo da semana. "A entrada de umidade vinda do oceano deixa o tempo mais fechado, com chuva a qualquer momento e poucas aberturas de sol entre Salvador e Porto Seguro [BA]", relata o Climatempo.

Publicidade


No feriado, pode haver instabilidade também no norte do Nordeste, com ventos moderados. No restante da região, o tempo tende a ficar aberto e com baixa umidade.


Na região Norte, parte dos estados deve ficar com o tempo firme e quente até quarta, como Tocantins, Acre, sudeste do Pará e sul de Rondônia. Nas outras partes da região, as chuvas tendem a avançar ao longo dos dias.

Publicidade


O destaque fica para o Amazonas e Roraima, onde há previsão de pancadas de chuva com trovoadas. No Pará, a semana começa com chuvas isoladas, mas com o passar do tempo, as tempestades ganham força no oeste e no norte do estado.


"A grande quantidade de focos ativos de queimadas em áreas do Norte e Centro-Oeste do Brasil tem provocado dias esfumaçados nos estados nortistas", alerta a Climatempo.


A Amazônia teve o mês de agosto com mais queimadas desde 2010. Nos 31 dias do mês foram registrados 33.116 focos de queimadas, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade