Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anúncio

Sinal analógico de TV será desligado no RJ em 11 dias

Agência Brasil
14 out 2017 às 17:51
- Wilson Dias/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Faltam 11 dias para o sinal analógico da televisão aberta ser desligado em 19 cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. Quem não tiver adaptado seu aparelho ficará sem sinal de TV a partir do dia 25 de outubro nos municípios de Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Os aparelhos televisores fabricados no Brasil a partir de 2011 já vêm com o conversor do sinal digital integrado, sendo necessário apenas uma antena UHF para receber o sinal, que é transmitido em uma frequência mais alta do que a do sinal analógico. Para os televisores mais antigos, é necessária a aquisição de um conversor externo, encontrado no mercado varejo por cerca de R$80.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica têm direito a receber um kit com conversor, antena e controle remoto. Cerca de 1,2 milhão de kits serão entregues na região pela Seja Digital (Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), em 60 pontos de distribuição. É preciso agendar a retirada pelo site sejadigital.com.br.

Leia mais:

Imagem de destaque
Exploração de matéria-prima

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

Imagem de destaque
Performer

Conheça Bob, the Drag Queen, que se apresentará com Madonna no Rio

Imagem de destaque
Cuidados na hora da compra

Dia das Mães: advogada orienta o que fazer para evitar dor de cabeça com troca de produtos

Imagem de destaque
Líder da Revolta da Chibata

Filho de João Cândido rebate Marinha: “meu pai é um herói popular”


Feirões

Publicidade


Hoje (14), a Seja Digital realiza dez feirões para tirar dúvidas da população sobre a mudança, entregar kits e, em parceria com o comércio, vender o conversor a preços mais acessíveis. O evento acontece no Calçadão de Campo Grande, Calçadão de Duque de Caxias, Calçadão de Nova Iguaçu, Mercadão de Madureira, Caxias Shopping, Bangu Shopping, Shopping São Gonçalo, Shopping Grande Rio (São João de Meriti) e nos centros de Petrópolis e Maricá.


Segundo a gerente regional da Seja Digital, Vivian Bilhim, a entidade escolheu locais de grande concentração para atender ao maior número de moradores das cidades. "São locais de grande concentração de público, mas também locais que a gente identificou que tem uma demanda muito grande de pessoas que ainda estão no analógico. A gente está direcionando todas as ações em cima desse mapeamento, nos locais que a gente identifica que precisa de uma atenção especial e buscando 100% das TVs digitalizadas no dia 25".

Vivian Bilhim destacou que a Seja Digital tem feito também um trabalho junto às comunidades para identificar quem precisa fazer a conversão da TV e informar quais os locais mais próximos para a retirada do kit, nos casos de famílias beneficiadas. "É muito importante orientar essas pessoas. A gente está fazendo um trabalho de busca ativa nas comunidades de pessoas que ainda não fizeram agendamento para serem atendidas. Muitas pessoas receberam a carta da Seja Digital para fazer a retirada do kit e não fizeram. Então, a gente está indo na casa das pessoas para orientar e entender o processo. O objetivo principal é fazer a inclusão digital".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade