Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
12 cidades

Temporal afeta 50 mil pessoas em Santa Catarina

Agência Brasil
19 mai 2010 às 16:41

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fortes chuvas e ventos de aproximadamente 80 quilômetros por hora atingiram Santa Catarina nesta madrugada (19), provocando novos estragos em pelo menos 12 cidades catarinenses. De acordo com o balanço preliminar divulgado pela Defesa Civil estadual, mais de 50 mil pessoas foram afetadas. Destas, 868 foram desalojadas e 810 tiveram que ser levadas para abrigos. Rodovias estaduais e federais também foram atingidas.

As áreas mais afetadas foram da região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí. Na capital, as chuvas das últimas 40 horas já soma 258 milímetros, volume duas vezes maior que o esperado para todo o mês. Já no município vizinho, Palhoça, mais de 300 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos. Em Itapema 650 pessoas foram desalojadas. A Defesa Civil ainda estuda que providências tomar para ajudar a população das áreas afetadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, o temporal foi causado pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical pela região. A chuva, contudo, já castiga o estado há mais de um mês e as autoridades locais estão em alerta desde o último dia 2. Segundo o último levantamento divulgado pela Defesa Civil, o número de pessoas afetadas já supera os 266 mil. Cerca de 3,7 mil pessoas foram desalojadas e 415 desabrigadas. Além de 26 feridos, um homem continua desaparecido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Emoções estão por vir

Maior presente de Natal virá da cultura, diz Selton Mello sobre 'Compadecida 2'

Imagem de destaque
Câncer de colo de útero

Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV

Imagem de destaque
Cuidado com as pacientes

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Inscrição custa R$ 50

Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas


Com a chuva e os ventos se deslocando para o mar, o tempo começa a melhorar. Mesmo assim, a Defesa Civil mantém o alerta para o mar, que, em função do vento, poderá ficar muito agitado, com a formação de ondas entre 2,5 metros e 3 metros. A previsão é de que a ressaca chegue ao litoral do Rio Grande do Sul até amanhã (20).

A Defesa Civil catarinense pede que a população esteja atenta a qualquer movimento de terra ou de rochas, bem como à inclinação de postes ou árvores próximos a suas residências e que, em caso de alagamentos, evite o contato com as águas. Qualquer problema pode ser comunicado à Defesa Civil pelos telefones de emergência 199 ou pelos números (48) 3244-0600 ou (48) 4009-9816. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado no número 193.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo