A abertura de novos espaços comerciais online no Brasil está sendo motivada pelas novas tecnologias, pelas novas formas de trabalho digital e pela própria economia do país. Confira os setores mais procurados pelos empreendedores.
A economia brasileira tem, como sabemos, seus obstáculos e, para contorná-los, muitas pessoas têm estado mais atentas às possibilidades do mundo digital.
A maior facilidade no acesso à Internet, que hoje é quase permanente devido ao uso frequente dos celulares e do acesso a redes wifi em quase todo o lugar, faz com que opções como abrir uma loja virtual se tornem mais comuns.
Apoiando igualmente os empreendedores digitais que optam pela via do ecommerce e abrem a sua loja online, estão várias ferramentas que podem ser usadas na criação das marcas (como o gerador de nomes, de slogan ou de logótipo) e na criação dos seus conteúdos (como as imagens gratuitas, por exemplo). Estas estruturas ajudam a promover o sucesso do negócio, com menor esforço por parte do empreendedor.
Além disto, o aparecimento de novas formas de vender online, menos complicadas e com menor necessidade de gestão logística, como o dropshipping, são também fortes motivadores para que cada vez mais pessoas se dediquem a vender online, contribuindo para o crescimento do ecommerce Brasil.
A abertura de uma loja virtual, no entanto, pode ser feita com vários conteúdos. Isto é: os produtos que vende podem ser distintos. Conheça algumas das tendências que marcam a escolha dos empreendedores brasileiros no momento de abrir as suas lojas de comércio eletrônico.
1. Roupas e acessórios para todos
Essa é, certamente, a escolha preferencial dos brasileiros: as lojas de roupas online. O mercado do vestuário está em alta e estamos encontrando cada vez mais modelos distintos nas redes virtuais.
Muitos empreendedores se focam em nichos como roupas de tamanhos plus size, roupas para praia, roupas para esportes, roupas para bebês e até mesmo roupas para pet.
Os acessórios são também uma boa parte dessas lojas, que sabem que muitas pessoas buscam presentes online e que é mais simples ofertar um acessório do que uma peça de roupa.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 27 milhões
Brastemp acusa LG de plágio em comercial e consegue tirar anúncio de geladeira do ar
A partir desta sexta-feira, sites não podem vender 48 marcas de whey protein
2. Tecnologia e seus acessórios
Como a tecnologia está no centro de tudo, o comércio online se foca muito na própria tecnologia, oferecendo complementos e acessórios para notebooks, celulares ou leitores MP4, entre outros.
Capas, malas de transporte, fones para ouvido, colunas e muitas outras opções são a escolha dos empreendedores para os conteúdos vendáveis de suas lojas online.
3. Utilidades e artigos de decoração
Outra das variantes do comércio online que está marcando a tendência e a escolha dos empreendedores são as utilidades (como artigos para cozinha ou para churrasco) e os artigos decorativos.
A decoração pode versar as festas (com balões, velas ou até pratos personalizados) ou artigos para colocar na sua casa, muitas vezes originais e coloridas.
Alguns websites vendem até mobiliário bem moderno, apostando forte na decoração do lar e permitindo escolher entre diversos modelos e cores.