Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia 17

Troca do RG por nova identidade com chip começa este mês

Agência Brasil
12 jan 2011 às 09:54

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do RIC (Registro de Identidade Civil) vai começar no próximo dia 17. As pessoas selecionadas serão convocadas por carta a partir desta semana.

De acordo com o Ministério da Justiça, os moradores de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a receber as cartas. As cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação terá início ainda no primeiro semestre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nova identidade foi lançada em dezembro, mas o período de transição de governo atrapalhou o início do processo de troca. Segundo o Ministério da Justiça, os cartões das pessoas selecionadas já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos Estados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após 'expressiva melhora'

Aneel define que dezembro terá bandeira verde na conta de luz, sem cobrança extra

Imagem de destaque
Pnad Contínua

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

Imagem de destaque
Ceia salgada

Carnes de festas de fim de ano sobem 12,4% em 2024, diz Abras

Imagem de destaque
Fã morreu durante show

Um ano após shows de Taylor Swift, legislação sobre cambismo e água emperra


O ministério também informou que os cidadãos escolhidos para a troca do documento foram escolhidos aleatoriamente pelos Estados. A estimativa é que este ano 2 milhões de brasileiros façam a substituição.


O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de dez anos.

A emissão do RIC em 2011 será custeada pelo Ministério da Justiça, por isso, a pessoa não precisará pagar pela troca. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo