12/06/21
PUBLICIDADE
Resposta a Bolsonaro

Uso de máscaras contra Covid-19 ainda é necessário, afirmam infectologistas em resposta a Bolsonaro

Pixabay
Pixabay


O baixo número de pessoas completamente vacinadas contra a Covid-19 (cerca de 10% da população) e a alta taxa de transmissão do vírus, com a média móvel de novos casos da doença acima de 50 mil por dia, não permitem que a população deixe de usar as máscaras neste momento –incluindo os que já receberam algum imunizante ou já foram infectados pelo Sars-CoV-2.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (10) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prepara um parecer para desobrigar do uso da máscara quem já foi vacinado contra a Covid ou quem já se infectou com o coronavírus.

O anúncio chocou a comunidade médica e científica, que vê risco de aumento no número de mortes e casos que podem ser evitados com uso de máscaras e distanciamento social –medidas básicas, fáceis de serem seguidas e largamente baseadas em estudos científicos, mas que nunca contaram com o apoio do presidente nem de seus apoiadores.

"Infelizmente, não temos nenhuma vacina que garanta 100% de proteção, sempre pode haver alguma infecção que escape do imunizante. Além disso, temos uma circulação do vírus muito grande no país, o que aumenta a chance de algum vacinado ser infectado", afirma Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

A chance de um vacinado se infectar com a doença é muito menor do que a de quem não recebeu nenhum imunizante, e o tamanho dessa proteção varia com a vacina utilizada.

"Vacinados podem se infectar e transmitir a doença. Mesmo que o imunizado tenha uma chance enorme de ter desfecho positivo se pegar a doença, pode passar o vírus para outras pessoas", diz Luciana Becker, médica infectologista no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, de São Paulo.
Everton Lopes Batista - Folhapress
PUBLICIDADE
Continue lendo
Centro

Feriado em Londrina e Dia dos Namorados movimentam comércio

11 JUN 2021 às 18h27
Imunização contra Covid

Paraná abre vacinação de Covid-19 a quem tem mais de 40 anos e trabalhadores da limpeza urbana

11 JUN 2021 às 18h05
Neste final de semana

Paraná prorroga medidas restritivas até dia 30, mas abre exceções

11 JUN 2021 às 16h53
Fim do decreto

Restaurantes e bares poderão abrir até às 23h no dia dos Namorados, diz Ratinho Jr

11 JUN 2021 às 16h37
Saiba mais

Aprovado no Senado projeto que cria 'passaporte da vacina'

11 JUN 2021 às 10h53
Igreja católica

Londrina celebra o Sagrado Coração de Jesus

11 JUN 2021 às 10h23
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados