Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Remanejamento

Vale aciona emergência e mantém 110 pessoas fora de casas

Agência Estado
17 fev 2019 às 18:16

Compartilhar notícia

- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A mineradora Vale informou ter adotado medidas preventivas estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração e retirado 110 pessoas de suas casas na região de Macacos, em Nova Lima, a 25 quilômetros de Belo Horizonte. Entre os moradores desalojados, 42 foram encaminhados a hotéis e os demais optaram por seguir para a casa de parentes ou outros locais.

Segundo a Vale, os moradores foram deslocados de suas casas por estarem na Zona de Autossalvamento (ZAS), região ao redor da barragem em uma extensão de até 10 quilômetros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Em decorrência da elaboração do projeto de descaracterização da barragem, foi identificado pela empresa responsável que o modelo geológico-geotécnico poderia ser diferente do atualmente considerado. Até que as divergências entre os modelos sejam sanadas, a Vale optou por acionar o plano e manter preventivamente a evacuação da área. A Barragem B3/B4 tem processo construtivo a montante e faz parte do plano de aceleração de descaracterização anunciado pela Vale", comunicou a mineradora.

Leia mais:

Imagem de destaque
E tem rede social!

Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade

Imagem de destaque
Saiba mais

Uber diz no STF que liberdade é incompatível com vínculo pela CLT

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Audiências públicas

STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo


Na manhã deste domingo, 17, a Polícia Militar seguiu orientações da Defesa Civil e interditou os acessos a Macacos pelas rodovias BR-040 e MG-030. Para chegar à região, o acesso disponível é pela estrada da Passárgada, via Vale do Sol, em Nova Lima, com bloqueio apenas para o bairro Capela Velha.


O bloqueio aos acessos à área da Zona de Autossalvamento e evacuação de moradores serão mantidos até a liberação pela Defesa Civil e demais órgãos competentes, comunicou a empresa.

A Vale garante que intensificou as inspeções na Barragem B3/B4 com monitoramento de profissionais especializados 24 horas por dia. "A empresa reforça que não houve alteração nos dados técnicos da barragem ao longo dos últimos meses e que as últimas inspeções não detectaram anomalias relevantes. Novas vistorias estão sendo realizadas com participação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e a barragem está passando por auditoria externa já prevista anteriormente", comunicou, em nota.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo