Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
666 mil emplacadas

Venda de scooters cresce 23,8% no mercado nacional

Guilherme Silveira - Folhapress
11 fev 2025 às 11:55

Compartilhar notícia

Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os scooters chegaram ao Brasil sem fazer alarde no início dos anos 1990. Eram modelos importados e bem simples em tecnologia, mas que ganharam espaço nas regiões litorâneas e nos condomínios. O porte compacto e a pilotagem amigável ajudaram a expandir as vendas.

Com o trânsito pesado das grandes cidades, o segmento ganhou mais espaço nas ruas ao longo dos anos.
Segundo a Fenabrave (federação que reúne os distribuidores de veículos), 666 mil scooters foram emplacados em 2024, um crescimento de 23,8% em relação a 2023.

O segmento respondeu por 35,5% das motocicletas licenciadas no Brasil no ano passado. Hoje existem opções que vão de 50 a 550 cm³, com valores igualmente diversos.

Embora a Fenabrave não faça distinção entre as motonetas (normalmente com rodas maiores, marchas e embreagem automatizada) e os scooters clássicos (com rodas pequenas e câmbio automático), o segmento como um todo só tem aumentado em vendas na última década.

Esses modelos estão entre os preferidos do público feminino, que praticamente dobrou no Brasil nos últimos anos. O número de mulheres com habilitação para pilotar motocicletas passou de 4,5 milhões em 2012 para 8,9 milhões em 2022, segundo dados da Abraciclo (associação dos fabricantes de motos e bicicletas).

"Nos scooters de baixa cilindrada, observamos um percentual significativo de iniciantes e de mulheres, maior do que em outros segmentos de motocicletas. Essa preferência se deve à praticidade, à facilidade de pilotagem e ao conjunto de tecnologias que oferecem, como câmbio automático e porta-objetos", diz Eduardo Ugaji, gerente de planejamento de produto da Yamaha Motor do Brasil.

Econômicos na hora de abastecer (muitos modelos atingem médias próximas a de 40 km/l com gasolina), os scooters também agradam pela condução fácil em meio ao trânsito urbano.

Imagem
CMTU faz alerta sobre 'batedores de carteira' que furtam idosos em ônibus de Londrina
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) alertou passageiros, na tarde desta sexta-feira (7), sobre um grupo de batedores de carteira que tem como principais vítimas idosos que utilizam o transporte coletivo de Londrina por meio da linha 228
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo