A região sul do País voltou a registrar temperaturas muito abaixo de zero na madrugada desta sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
Em Santa Catarina, o ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil causou frio ainda mais intenso, com o registro de geada de intensidade moderada a forte em boa parte do Estado. Em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul, a temperatura de -9,2ºC, com o vento de intensidade fraca a moderada (20km/h), causou sensação térmica de -21ºC.
Na cidade de Urupema, também no Planalto Sul, os termômetros registraram a marca de -8,4ºC. Em São Joaquim, a mínima chegou a -3,7ºC e no Morro da Igreja foram registrados 1,6ºC, segundo o Inmet.
Leia mais:
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras
Enem: provas de matemática e ciências da natureza são reaplicadas nesta quarta-feira
Cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas
No Rio Grande do Sul, entre as 34 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 18 tiveram temperaturas negativas até as 5h, segundo o órgão. Em Guaraí, os termômetros registraram -6,3ºC. Já a capital, Porto Alegre, teve a marca de 1,3ºC, segundo o Inmet.
De acordo com a Somar Meteorologia, foram registradas temperaturas negativas em Urupema, na serra gaúcha, onde a mínima foi de -8,1ºC e a sensação térmica foi de -15ºC. Em Quaraí, a mínima foi de -5,2ºC às 5 horas da manhã. Em Vacaria, os termômetros marcaram -4,0ºC e sensação de -14ºC, segundo a Somar. No Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu registrou -1,3ºC e em Curitiba, a mínima chegou a 6,6ºC, segundo o Inmet.