Três municípios do sul catarinense - Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza - foram atingidos por um forte temporal na noite de ontem, 19, com ventos de mais de 130 km/h, afetando mais de 23 mil pessoas.
Em Forquilhinha, que decretou situação de emergência, foram afetadas 23 mil pessoas, sendo que 250 estão desalojadas, 10 desabrigadas e uma pessoa está levemente ferida. Dez edificações públicas e 500 residências foram danificadas. O abastecimento de água e o serviço de energia ficaram comprometidos.
Conforme informações da Defesa Civil do município de Criciúma, ficaram desalojadas 30 pessoas, 40 residências foram afetadas e 16 edificações públicas atingidas. O sistema de energia também ficou prejudicado. A prefeitura informou que irá decretar situação de emergência, mas o documento está sendo aguardado pela Secretaria Estadual. O município de Nova Veneza informou à Defesa Civil Estadual que três aviários ficaram destruídos.
Leia mais:
Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV
Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Segundo os meteorologistas, o forte calor e a umidade foram responsáveis pela formação de nuvens carregadas. Ocorreram temporais com granizo e ventos fortes, com registro de 131,6 km/h entre 18 e 19 horas de ontem, em Criciúma.
Assistência
A Defesa Civil Estadual já disponibilizou atendimento emergencial aos municípios atingidos. Para Forquilhinha estão sendo encaminhadas três mil telhas e 50 quilos de pregos. Materiais como telhas e cumeeiras também deverão ser encaminhados ao município.