Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Vídeo é verdadeiro, mas integralistas negam ataque a Porta dos Fundos, diz polícia

Júlia Barbon - Folhapress
26 dez 2019 às 13:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um vídeo que mostra o ataque à produtora do programa Porta dos Fundos é verdadeiro, mas ainda não se sabe se os autores são mesmo o grupo de extrema direita que teria reivindicado o atentado, afirmou a Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta (26).

Segundo o delegado Fábio Baruke, a gravação que mostra homens encapuzados arremessando coquetéis molotov no edifício na madrugada desta terça (24), que está circulando nas redes sociais desde quarta (25), é compatível com as imagens das câmeras de segurança do local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O grupo que se identifica como Comando de Insurgência Popular, da Família Integralista Brasileira, que estaria no vídeo, porém, negou à polícia ter participado da ação, assim como ter gravado, editado e divulgado a gravação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo IBGE

Brasil teve alta de mortes de crianças em 2022, apesar de redução geral de óbitos

Imagem de destaque
Preocupante

Brasil tem média de 40 casamentos de meninas a cada dia

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Saiba mais

Número de nascimentos no Brasil cai pelo quinto ano seguido, mostra IBGE

Nas imagens, um homem aparece sentado enquanto lê um manifesto que reivindica e defende o ataque contra o Porta dos Fundos. Outros dois integrantes estão atrás dele, em pé, com os braços cruzados.

Publicidade

Todos vestem toucas ninja e roupas verde escuro. O homem sentado se apoia sobre uma mesa, na qual uma bandeira do Império está estendida. Na parede, foi pendurada uma bandeira com o símbolo do integralismo.

O integralismo é um movimento de inspiração fascista, nacionalista e autoritária, pautado na defesa dos valores religiosos e conservadores. Seu lema é "Deus, Pátria, Família".

O atentado ocorre em meio a uma polêmica com a exibição do "Especial de Natal Porta dos Fundos: a Primeira Tentação de Cristo". O filme retrata um Jesus gay (Gregorio Duvivier), que se relaciona com o jovem Orlando (Fábio Porchat), e um Deus mentiroso (Antonio Tabet) que vive um triângulo amoroso com Maria e José.

Até a última sexta (20), já havia no país ao menos sete ações na Justiça contra o serviço de streaming Netflix, onde o conteúdo está disponível, ajuizadas por lideranças de igrejas cristãs que se sentiram ofendidas com a paródia bíblica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade