Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Primeiros sinais

Voo 447: Aeronáutica resgatou dois corpos no mar

Agência Brasil
06 jun 2009 às 22:32
Coronel Amaral faz exposição cronológica das buscas; corpos estavam boiando cerca de 900 Km do Arquipélago de Fernando de Noronha - Valter Campanato/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Aeronáutica e a Marinha confirmaram já ter resgatado dois corpos que supostamente são de passageiros do Airbus A 330 da Air France, desaparecido desde a noite do último domingo (31), com 228 pessoas a bordo.

Os corpos foram localizados na manhã de hoje (6), boiando em meio ao Oceano Atlântico, a cerca de 900 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha. O local exato fica 69,5 km do local onde a aeronave da Air France fez o último reporte antes de desaparecer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os corpos são do sexo masculino e ainda não foram identificados. O mesmo navio militar que os retirou do mar, a corveta Caboclo, também recuperou pertences pessoais como uma mochila e uma bolsa para notebook, além de uma poltrona de avião, máscaras de oxigênio. Outros materiais continuam sendo recolhidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Justiça

STJ autoriza aborto legal que foi negado a adolescente de 13 anos

Imagem de destaque
Fique atento

Criminosos usam inteligência artificial para aplicar cinco novos golpes; veja como se proteger

Imagem de destaque
Entenda

Operação-padrão da Abin não afetará concurso unificado, diz ministério

Imagem de destaque
Exposição nas redes

Empregada é demitida por justa causa após difamar empresa no LinkedIn em MG


Dentro da mochila havia um cartão de vacinação, o comprovante de uma passagem aérea. A poltrona, com número de série e azul, cor semelhante às das aeronaves da Air France, ainda vai ter que ser reconhecida pela empresa aérea.

Publicidade


Segundo o vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, coronel Jorge Amaral, os corpos e todo o material recolhido serão transferidos para a fragata Constituição e levados para Fernando de Noronha, onde a embarcação só deve chegar amanhã (7).


Toda a estrutura necessária para receber e iniciar a triagem e a identificação do que for sendo encontrado foi montada em Fernando de Noronha, devido à ilha ser o ponto mais próximo do local onde o avião fez o último contato com o controle de vôo.

Publicidade


Primeiros sinais


Os primeiros sinais da presença de objetos que poderiam ser do Airbus foram localizados por volta das 4 horas de hoje por um avião da Força Aérea Brasileira, o R-99, dotado de um radar que lhe permite vasculhar a superfície.

Publicidade


Com base nas informações do R-99, uma aeronave C-130 e a corveta Caboclo foram deslocadas para a região indicada, a cerca de 70 quilômetros do ponto que o avião da Air France sobrevoava, quando transmitiu o último informe sobre uma possível pane eletrônica.


Ao sobrevoar o local, o C-130 confirmou a existência dos destroços. O primeiro corpo foi avistado pela corveta às 9h10 e recolhido as 9h30. Às 11h13, um segundo corpo foi retirado do mar.

Publicidade


De acordo com o coronel Amaral, todas as informações já disponíveis foram transmitidas aos parentes das vítimas antes de serem divulgadas à imprensa.


Durante entrevista coletiva no início da tarde, os oficiais envolvidos com as buscas demonstraram certo alívio por, após seis dias de buscas, anunciar algo que aumente a esperança de que os corpos serão resgatados, e as peças necessárias às investigações sobre as causas do acidente, identificadas.

"Hoje, tivemos resultados positivos e isso nos traz a certeza de que nosso trabalho foi bem conduzido", disse Amaral. "O mais importante agora é tirarmos a angústia das famílias não terem informações precisas. É uma notícia triste, mas, de certa maneira, há um certo conforto pelo fim da angústia destas famílias", comentou o comandante do 3º Distrito Naval, almirante Edison Lawrence Dantas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade