Pesquisar

Canais

Serviços

A proposta altera o artigo 14 da Constituição, que permite o alistamento eleitoral e o voto facultativo aos maiores de 70 anos - Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Proposta no Senado

Voto obrigatório pode cair para maiores de 65 anos

Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O alistamento eleitoral e o voto poderão deixar de ser obrigatórios para os brasileiros com mais de 65 anos. É o que determina proposta aprovada semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de autoria do senador Sérgio Zambiasi, (PTB-RS). As informações são da Agência Senado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A proposta altera o artigo 14 da Constituição, que permite o alistamento eleitoral e o voto facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Continua depois da publicidade

Zambiasi justificou a alteração pela necessidade de uniformizar o tratamento legal conferido aos idosos. O relator Aloizio Mercadante (PT-SP) apresentou parecer favorável. ''Nada justifica a manutenção do atual limite de 70 anos para a obrigatoriedade do voto e do alistamento eleitoral na Constituição Federal se a própria Lei Maior adota a idade de 65 anos para fins de promover tal discriminação positiva no âmbito previdenciário e social'', alega Mercadante, em seu parecer.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade