Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pontualidade

CMTU inclui carros extras em 5 linhas de ônibus de Londrina e ajusta tempo de outras 20

Redação Bonde com N.Com
14 abr 2025 às 12:11

Compartilhar notícia

Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) aumentou a quantidade de viagens de cinco linhas do transporte coletivo, além de ajustar o tempo de trajeto de outras 20. Segundo a direção da empresa, a medida técnica, que entra em vigor nesta segunda-feira (14), facilita e dá mais opções aos usuários.


As mudanças têm como base os dados do ITS, sistema de transporte inteligente, com tecnologia de classe mundial, que foi implantado recentemente pela CMTU para melhorar a gestão do transporte coletivo de Londrina. As linhas contempladas são a 108, 413, 415, 423 e 802.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A oferta ficou da seguinte forma: na Linha 108 (Albatroz) foi acrescentado um veículo às 17 horas; na Linha 413 (Residencial do Café) foi melhorada a oferta de horários aos domingos; na Linha 415 (Itapoá), foi acrescentado um veículo às 6h45 nos dias úteis; na Linha 423 (São Jorge) foi aumentada a oferta de horários aos domingos; e na Linha 802 (Vivi Xavier/Avenida Bandeirantes), foi acrescentado um veículo às 6h53.

Leia mais:

Imagem de destaque
Clima tenso

Irã ameaça EUA, Reino Unido e França se impedirem retaliação a Israel

Imagem de destaque
Guerra aérea

Ataque ao Irã não foi nada perto do que virá nos próximos dias, diz Israel

Imagem de destaque
Guerra

Putin falou com Trump por telefone sobre situação no Oriente Médio e na Ucrânia

Imagem de destaque
Veja o vídeo

Criança de 2 anos pega arma do pai e mata mãe com tiro acidental em MS


O gerente operacional de transporte da CMTU, Moacir Morais, explica que a complexidade do trânsito e as necessidades dos usuários sobrecarregam algumas linhas em horários de pico, o que levou à decisão de inserir carros extras. “Com cada vez mais motoristas por aplicativos e transporte motorizado próprio, o trânsito está sobrecarregado. Então, ampliamos o número de carros em horários estratégicos para evitar excessos de lotação”, afirma.

Publicidade


Ajuste de tempo


Morais informa, ainda que a companhia ajustou o tempo de viagem em outras 20 linhas. “Foi mantida a frequência, porém ajustado o tempo dos percursos para evitar atrasos nas mesmas”, destaca. As linhas beneficiadas são: 112, 114, 301, 314, 404, 501, 803, 900, 904, 932, 202, 204/219, 222, 228, 260, 270/271, 275 e 280.

Publicidade


Neste caso, o acompanhamento da frota em tempo real permitiu avaliar os trajetos e reduzir ou aumentar tempos previstos durante o trajeto. Foi o caso da linha Roseira (202). “Essa por exemplo, tem um tempo menor [de duração] para o trajeto sentido bairro e um tempo maior para o Terminal Central, o que faz com que tenha de segurar o veículo para o embarque. Então, aumentamos o tempo indo para o bairro e diminuímos a previsão voltando para o terminal”, explica.


Ele afirma que ajustes como esse serão feitos periodicamente, com base nas avaliações dos dados do IST. Porém, ele avisa que o trânsito é imprevisível e podem ocorrer tanto atrasos quanto adiantamentos. “Pode ser que ocorra um acidente com um caminhão que bloqueie a via do Ônibus. Por outro lado, em um dia tranquilo, pode fluir mais rápido.” 


Os usuários poderão consultar a plataforma MOV para obter mais informações ou acompanhar em tempo real o trajeto de seu coletivo, ou entrar em contato gratuitamente pelo número 0800-400-7020.


LEIA MAIS NO PORTAL BONDE

Imagem
Restaurante Popular de Londrina vai ficar fechado por mais duas semanas
O Restaurante Popular Leonel Brizola, de Londrina, que deveria reabrir nesta segunda-feira (14), postergou o reinício das operaçõ
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas