Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trajetórias de sucesso

Com lacuna no mercado, empresários negros aquecem mercado com produtos identitários

Tamiris Anunciação/Especial para a Folha de Londrina
22 nov 2021 às 08:39

Compartilhar notícia

- Acervo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo com a maior parte da população total do Brasil sendo autodeclarada preta ou parda, o mercado de trabalho tem ignorado profissionais negros de alto nível e empresas de diferentes setores, têm ignorado o poder de compra do consumidor negro no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Instituto Locomotiva, ao todo, a população negra brasileira movimenta cerca de R$ 1,7 trilhão ao ano.


Mesmo com um poder de compra que aquece a economia do país em mais de 1 trilhão de reais ao ano, 72% dos consumidores negros consideram que as pessoas que aparecem nas propagandas de produtos são muito diferentes deles e 82% gostariam de ser mais ouvidos pelas marcas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), também apontam que 10% dos ricos brasileiros são negros. Os números são evidentes e demonstram que poder de compra e demanda de mercado é o que não faltam para que empresas comecem a desenvolver produtos que atendam essa parcela da população. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Entenda

Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
'Lei das Eleições'

CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos


Neyde Jordão é natural de São Tomé e Príncipe, na África Central, e está no Brasil desde 2004, quando veio para fazer um intercâmbio universitário na UEL (Universidade Estadual de Londrina). Foi no campus da universidade que Neyde notou o quanto seu estilo e formas de usar o cabelo eram vistos como diferentes, enquanto em sua terra natal sempre foi algo comum.

Publicidade


O Afro Londrina é um salão que além de oferecer serviços para cabelo, vende, por atacado e varejo, a matéria-prima para que outras trancistas possam encontrar a variedade de produtos que precisam para trabalharem e há dois anos, o local também passou a oferecer um espaço com acessórios, itens de decoração e roupas com estampas e elementos africanos. 


Na Folha de Londrina, saiba mais sobre a trajetória desta e de outro empreendedor.



 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo