O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) protocolou nesta quarta-feira (7) um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná para que o viaduto localizado no cruzamento da BR-369/Avenida Tiradentes com a Avenida Jockey Club, na zona oeste de Londrina, receba o nome de Papa Francisco.
A proposta é uma homenagem ao pontífice argentino e destaca o legado deixado por ele à humanidade, segundo Turini. “É uma homenagem justa numa obra que tem como função principal salvar vidas no trânsito e que atende a comunidade londrinense e da região”, afirmou o parlamentar.
A obra foi entregue no dia 1º de abril e inaugurada oficialmente pelo governador Ratinho Junior (PSD) no dia 5 do mesmo mês, após quatro dias de operação. Francisco morreu dia 21 de abril, cerca de duas semanas depois.
Leia mais:

Datafolha aponta que 57% apoiam direito à reeleição de presidentes, governadores e prefeitos

Indulto a Bolsonaro terá caso Daniel Silveira como base para intervenção do STF

Primeiro brasileiro a expor no Museu d'Orsay, em Paris, tem raízes em Londrina

Ex-prefeito de Florianópolis tentou embarcar em balão que se acidentou em SC

O viaduto, que facilita o acesso ao campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Londrina, também contribui para a fluidez do tráfego entre diferentes regiões da cidade e nos deslocamentos entre o Norte do Paraná e o estado de São Paulo. Turini lembra que a construção da PUC foi articulada ainda nos anos 2000 pelo então arcebispo dom Albano Cavalin, reforçando a ligação da obra com a Igreja Católica.
“É justo e merecido homenagear o Papa Francisco, o primeiro pontífice do Hemisfério Sul, por seus avanços sociais e religiosos, sua coragem, sua simplicidade e sua defesa dos pobres”, declarou Turini.
A proposta conta com a coautoria dos deputados estaduais Jairo Tamura (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).