05/03/21
PUBLICIDADE
Mudança no consumidor

4 novas tendências para o atendimento ao cliente em 2021

Istock
Istock


As condições impostas pela pandemia mudaram a forma de consumir em todo o mundo. As compras online se tornaram ainda mais populares e ganharam novos adeptos, o que ressaltou a necessidade de atenção vinda das empresas para a presença online. De acordo com o levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), 14% das pessoas que compraram pela web no ano passado estavam tendo a primeira experiência com o e-commerce. Essa mudança de público também demanda novas formas de atendimento ao cliente.


Além disso, com a grande quantidade de opções online, os clientes passaram a se mostrar mais infiéis às marcas que já conheciam. Segundo a companhia de consultoria empresarial americana McKinsey & Company, nos Estados Unidos, por exemplo, 77% dos entrevistados agora exploram mais novas marcas, diferentes locais de consumo e métodos de pagamento que não costumavam usar.

Tendo essas mudanças em vista, um importante investimento em 2021 para satisfazer o cliente e mantê-lo comprando é a melhora do atendimento – parte importante do processo de compra ou contratação de serviços que também sofreu mudanças.

Confira as principais tendências que devem guiar a comunicação com o consumidor neste ano.

1. Clientes mais exigentes

O contato à distância foi o grande destaque dos últimos meses, e agora o consumidor deseja que ele seja cada vez mais eficiente. A expectativa é de que seja possível contatar a empresa assim que uma dúvida ou necessidade surgir, independentemente do horário ou canal de comunicação. Por isso, a equipe de atendimento deve ser mais valorizada em 2021.

2. Mais atenção à experiência do consumidor

Não é apenas agilidade no atendimento que deve definir se a estratégia usada está sendo satisfatória para a empresa. As impressões que os clientes têm ao entrar em contato com a instituição devem ser o principal guia para as práticas de comunicação, abordando os meios pelos quais a conversa acontece, linguagem ou facilidades no atendimento. O trabalho em 2021 deve ser focado no perfil do consumidor e em como ele gostaria de ser abordado.

3. Equilíbrio entre atendimento digital e humano

O contato a partir de máquinas ajudou muitas empresas a dar conta das demandas online crescentes em 2020, mas deve ser dosado em 2021, para não causar a sensação de impessoalidade ou limitar o cliente a respostas automáticas que não sanam as dúvidas ou atendem aos requerimentos.

Os robôs devem estar presentes, mas não anulam a necessidade humana quando o assunto é comunicação. Então, uma boa forma de equilibrar esses dois tipos de contato é sempre oferecer a opção de falar com um funcionário, mesmo que primeiro sejam oferecidas soluções digitais.

4. Segurança online

É necessário se certificar de que o usuário tenha seus dados protegidos de hackers ou de vazamentos, para que ele se sinta seguro. Portanto, quando for necessário solicitar dados pessoais que ofereçam riscos à segurança, o ideal é realizar o

atendimento ao cliente em plataformas seguras, com diretrizes concretas de proteção de dados.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Nesta quinta

Acil reivindica reabertura imediata do comércio após encerramento do lockdown

04 MAR 2021 às 21h05
Nesta quinta

Justiça nega liminar e Câmara de Londrina pode votar decreto para acabar com 'lockdown'

04 MAR 2021 às 17h01
Transtorno

Prefeitura de Apucarana desmente fake news sobre "Programa Vale Mercado”

04 MAR 2021 às 16h26
Seis pessoas multadas

Quatro estabelecimentos são interditados por descumprimento ao decreto estadual em Londrina

04 MAR 2021 às 16h03
Lockdown no Paraná

Em terceiro dia de operação, Aifu vistoria 86 estabelecimentos em Maringá

04 MAR 2021 às 15h44
Iminência do colapso

Maringá decreta situação de emergência e restringe circulação até a próxima segunda (08)

04 MAR 2021 às 15h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados