Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tá lento...

5G no Brasil deve ficar para 2022, diz ministro da Ciência e Tecnologia

Paulo Saldaña e Luciana Amaral
Uol/Folhapress
12 jan 2020 às 16:08
- Wilson Dias/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A implementação do 5G não deve ocorrer antes do fim de 2021, segundo estimativa do ministro Marcos Pontes, que comanda a pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O 5G vai permitir conexão sem fio com velocidade dez vezes superior à do 4G.

Ao programa de entrevistas do jornal Folha de S.Paulo e do UOL, em estúdio compartilhado em Brasília, Pontes disse que o leilão para selecionar as empresas que vão atuar no 5G deve sair só no próximo ano. Segundo ele, há um entrave técnico, com a possibilidade de interferência com antenas parabólicas para televisão em uma das frequências a serem leiloadas. "Tenho que ter pelo menos uma estratégia de mitigação. Imagino que no fim de 2021 e começo de 2022 comece a ter implementação de um piloto."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Pontes disse que o governo pretendia fazer um leilão das frequências 5G em março, mas entraves para a infraestrutura segurou a decisão. A nova tecnologia necessita de um número grande de antenas, mas as regulamentações para a instalação destes equipamentos são feitas pelas prefeituras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem conexão

Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, saindo do Aeroporto Afonso Pena

Imagem de destaque
Mais de 1.600 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador têm 17,7 mil vagas disponíveis em todo o Paraná

Imagem de destaque
R$ 4 bilhões disponíveis

Abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril é liberado nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Negociação de débitos municipais

Com previsão de arrecadar R$ 44 milhões, Profis deve começar em maio em Londrina

Além disso, a frequência básica utilizada pelo serviço em todo o mundo é de 3,5 GHz, justamente a que pode ter interferência das parabólicas de televisão. "Um estudo inicial não foi conclusivo, então pedi um novo. Tenho que ter pelo menos uma estratégia de mitigação caso ocorra interferência”, justificou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade