Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Abelhas ajudam na produtividade da soja, indicam estudos da Embrapa

Douglas Kuspiosz - Reportagem Local
24 fev 2024 às 16:43
- Arquivo Pessoal/Heber Luiz Pereira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos campos de soja, que têm se consolidado cada vez mais como carro-chefe do agronegócio brasileiro, um pequeno aliado pode desempenhar papel fundamental no aumento da produtividade. A presença de abelhas - que são os principais agentes polinizadores do mundo - nas proximidades das lavouras, conforme estudos demonstram, pode ser bastante benéfica para sojicultores e apicultores.


“A soja foi chegando cada vez mais perto das abelhas, e é uma florada interessante, em um momento não tão favorável para as abelhas. Essa associação surgiu naturalmente e a gente observa vantagens para ambos”, diz Heber Luiz Pereira

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os resultados positivos dessa relação já são conhecidos há alguns anos, explica o engenheiro agrônomo Decio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja, e é “perfeitamente possível” ter uma integração entre as duas atividades, desde que boas práticas sejam adotadas.

A Embrapa está desenvolvendo um projeto no Paraná, na região de Maringá, no Mato Grosso do Sul, em Dourados, e no Rio Grande do Sul, em São Gabriel, para validar a tecnologia. As regiões escolhidas vinham sofrendo com a mortalidade das abelhas.

“O projeto gira em torno disso e escolhemos alguns parceiros, explicamos o que era e obtivemos deles o compromisso de observarem essas regras para confirmar se, efetivamente, os dois lados adotarem as regras, nós eliminamos esse problema de mortalidade de abelhas”, pontuando que, desde o início do projeto, há dois anos, não houve nenhum incidente. “Tudo correu perfeitamente bem.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 1.600 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador têm 17,7 mil vagas disponíveis em todo o Paraná

Imagem de destaque
R$ 4 bilhões disponíveis

Abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril é liberado nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Negociação de débitos municipais

Com previsão de arrecadar R$ 44 milhões, Profis deve começar em maio em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Mutirão da Febraban para negociar dívidas termina nesta segunda; saiba como participar


PRODUTIVIDADE DE SOJA E MEL


O pesquisador explica que o incremento produtividade da soja é extremamente vantajoso, variando de 10% a 20%, segundo os estudos da Embrapa Soja. A técnica não altera o sistema de produção e a renda líquida pode abater até um terço dos custos.

Para o apicultor, é interessante porque garante alimento para as abelhas no período em que há poucas plantas melíferas floridas no campo. “Isso quebra o calendário floral do apicultor e, para manter as colônias fortes e ativas, ele precisava fornecer alimentação suplementar e isso tem um custo”, pontua.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Estudos mostram que abelhas ajudam na produtividade da soja
Descubra como a relação entre abelhas e lavouras de soja pode ser benéfica para agricultores e apicultores. Conheça os resultados de estudos e pesquisas da Embrapa Soja.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade