Economia

Acil pede que lojistas sejam poupados de quarentena; shoppings se adequam

26 fev 2021 às 15:42


A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) se pronunciou acerca da nova restrição de funcionamento de setores produtivos, anunciado na manhã desta sexta-feira (26) pelo governador Ratinho Júnior (PSD). Por meio de um comunicado enviado à imprensa, a entidade argumentou que "setor produtivo não deve ser punido pela irresponsabilidade daqueles que desrespeitam os protocolos de segurança no combate à pandemia”.

Em comunicado oficial enviado à imprensa, a entidade argumenta que "o comércio, a indústria e os serviços vêm obedecendo todas as medidas preventivas e não se apresentam como focos de contaminação” e pede que os setores sejam poupados do "lockdown”.


A Acil pede aumento no número de leitos - medida que está entre as anunciadas pelo governo na manhã desta sexta - e uma intensificação na fiscaliação para coibir festas, churrascos e outras celebrações clandestinas, além de coibir a prática de esportes coletivos, restringir o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e a circulação de pessoas entre 23h e 5h. As três últimas medidas estão previstas no decreto do governador.


"O empresário não deve arcar com o prejuízo provocado por quem desrespeita a lei. Muitas empresas já estão fragilizadas pela crise e vão fechar definitivamente, aumentando o desemprego e reduzindo a renda das famílias - muitas delas sem condições financeiras de se preparar para o lockdown. O fechamento do setor produtivo abala a economia e tem eficácia reduzida no combate ao vírus. Em muitos casos, acaba provocando mais prejuízo do que benefício”, diz o comunicado.


Shoppings se preparam


Os shoppings também devem tomar medidas para se adequar à quarentena baixada pelo governador nesta sexta. No Boulevard Londrina Shopping, por exemplo, só permanecerão funcionando apenas supermercado e farmácia das 8h às 20h, e lotérica das 8h às 19h. Drive-thru, Take Away e delivery estarão disponíveis apenas para as operações de alimentação entre 10h e 22h.


A campanha promocional anunciada para o período de 1º a 14 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ficará suspensa temporariamente.


O Catuaí Shopping Londrina informa que a partir de sábado (27), às 0h, apenas os serviços essenciais - conforme artigo 5º do referido decreto – tais como banco, farmácia, lotérica, casa de câmbio, clínicas de atendimento na área da saúde, serviço de telecomunicação e supermercados funcionarão das 10h às 22h para atendimento ao cliente, delivery e drive-thru.


Os restaurantes da praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h para atendimento via take away, delivery e drive-thru, sendo vedado o consumo no local bem como a venda de bebidas alcoólicas após às 20h.

(Em atualização)


Continue lendo