A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta terça-feira (18) aumento na conta de luz dos paranaenses, que passa a valer na próxima segunda-feira (24). A majoração é será de 1,85% para os clientes residenciais e de 2,92% (baixa tensão) e 4,32% (alta tensão) para as empresas. O impacto médio calculado pela agência será de 3,41% para o consumidor.
Segundo a agência, o pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR (empréstimo feito pelo governo federal em bancos privados, que cobriu custos extras do setor entre fevereiro e dezembro de 2014) reduziu o reajuste em -4,32%. A adoção da bandeira verde também baixou o percentual final da distribuidora paranaense em 4,81%.
Entretanto, o aumento do dólar, que é utilizado para calcular o valor da energia gerada pela Usina de Itaipu, e o acionamento das termelétricas encareceu o custo geral da energia elétrica no Paraná.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
O reajuste tarifário das distribuidoras de energia elétrica é permitido na data em que a concessão do serviço foi originado - no caso da Copel, 24 de junho.