A partir da próxima sexta-feira, dia 29, a rede de eletrodomésticos Arapuã fecha suas portas no Paraná. A desativação das dez lojas do grupo no Estado faz parte de um projeto de racionalização da rede, que desde 1998 enfrenta um processo de concordata. Por causa dessa condição, a Arapuã tem crédito limitado e abastece suas lojas somente com produtos pagos à vista. Daí a necessidade de reduzir o número de lojas, para um patamar compatível com sua capacidade de aquisição de produtos.
No Paraná, a Arapuã tem cinco lojas em Curitiba, uma em Londrina, uma em Maringá, uma em Foz do Iguaçu, uma em Cascavel e uma em Ponta Grossa. No total, 108 funcionários perderão o emprego. Segundo o gerente de uma das lojas da capital, Anderson Luiz, os gerentes estão tentando recolocar seus funcionários em lojas antes concorrentes.
Além do Paraná, a Arapuã deixará de operar no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo e Goiás. Nos seis estados que deixarão de contar com as lojas Arapuã serão fechadas 34 lojas. Nos demais estados onde a Arapuã está presente hoje também haverá redução do número de lojas, num total de 28. Serão fechadas principalmente lojas que hoje funcionam dentro de shoppings. A Arapuã permanecerá operando através de 87 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.