A pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, aponta novo aumento nas projeções do mercado financeiro para a inflação este ano. De acordo com a análise de economistas e consultorias, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) irá fechar o ano em 8,42% contra 8,07% previstos anteriormente. Para o ano que vem, a inflação esperada também aumentou de 7,10% para 8,20%.
O índice previsto para este ano está acima do teto máximo de inflação previsto pelo governo no acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A meta de inflação é de 3,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou 5,5%. A meta de inflação para 2003 é de 4%, podendo oscilar 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. O IPCA é o índice que serve de referência para as metas de inflação do governo, no acordo com o Fundo Monetário Internacional.
A expectativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aumentou de 8,96% para 9,29% para 2002 e de 7,40% para 7,75% para o próximo ano. O INPC leva em conta a média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país para famílias com renda de 1 até 8 salários mínimos. O índice é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
As informações são da Agência Brasil.