O setor bancário foi favorecido pela notícia da compra do FleetBoston pelo Bank of America por US$ 47 bilhões nos Estados Unidos, impulsionando as Bolsas européias nesta segunda-feira.
Em Paris, a Bolsa de Valores fechou com alta de 1,23%. Já em Milão, a alta foi de 0,67%.
Na Bolsa de Madri, os papéis do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria avançaram 2,3% animados com a notícia de que os lucros subiram 17% no terceiro trimestre com a redução dos custos e aumento dos ganhos da divisão de investimentos. A Bolsa teve alta de 1,19%.
Leia mais:
Estudo aponta que salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 em 2025 com alta da inflação
Governo propõe uso do Pix como garantia para empréstimos
PGR vai ao Supremo para julgar constitucionalidade das bets
Fim da escala 6 X 1 é 'ideia estapafúrdia', diz presidente da associação de bares e restaurantes
Na Bolsa de Londres, o índice Ftse fechou em alta 0,29%, enquanto em Frankfurt, as montadoras foram o destaque da Bolsa de Valores. As ações da Volkswagen fecharam em alta de 2,5% e as da DaimlerChrysler avançaram 1,6%. A Bolsa alemã teve alta de 1,84%.
A bolsa Suíça teve índice de +0,66%, enquanto em Amsterdã, as ações do ABN Amro subiram 2,6% e Bolsa local encerrou o dia em alta de 1,2%.
Embora os bancos tenham sido favorecidos, as distribuidoras de petróleo não tiveram um bom dia. As ações da BP tiveram queda de 0,6% acompanhando a queda de 20% dos papéis da russa Yukos. Os papéis da maior companhia do setor petrolífero na russa despencaram após a prisão de seu presidente, que é acusado de evasão fiscal.
Bonde, com informações da Folha Online