O horário de atendimento dos bancos muda a partir da próxima segunda-feira em todo o País. O objetivo da medida, determinada pelo Banco Central, é reduzir o consumo de energia.
O Paraná vai acompanhar a novidade, mas é preciso atenção: os horários não serão os mesmos em todos os municípios. Em Curitiba, as agências vão passar a abrir as portas ao público às 9 horas e fechar às 15 horas. No interior do Estado (que tem expediente reduzido em uma hora), o atendimento passa a ser das 9 horas às 14 horas.
Todos os bancos chamados "24 horas" deixarão de operar em período integral, ficando disponíveis aos clientes apenas entre 6 e 22 horas. No Paraná, a medida atingirá cerca de 1,2 mil agências. Fechando mais cedo, elas deverão consumir quase 25% menos energia todos os meses. Isso porque os serviços internos, que são feitos somente depois do fechamento das agências ao público, poderão ser concluídos uma hora antes, evitando, por exemplo, luzes acesas por período mais prolongado. A idéia é aproveitar ao máximo a iluminação natural a partir de agora, não só em casa mas em todos os setores de atividade.