O setor de bebidas liderou o aumento de vendas no primeiro bimestre do ano entre 19 segmentos pesquisados pela Federação das Indústrias do Paraná. A maioria dos 19 setores teve números positivos nestes dois meses. As vendas acumuladas de janeiro e fevereiro para o comércio varejista tiveram um crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período no ano passado, enquanto para as indústrias de bebidas as vendas aumentaram em 146%.
O resultado foi divulgado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que todos os meses faz um balanço da atividade industrial no Estado. Dos 19 segmentos pesquisados, 12 tiveram variação positiva. Em segundo lugar, depois de bebidas, ficou materiais de transporte com 80,7%.
Entre os setores que venderam acima a média do início do ano de 2000 estão ainda o têxtil, produtos alimentares, indústria da transformação, perfumaria, sabão, metalurgia, mineirais não metálicos, mobiliário, mecânica, material elétrico e química.
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
"A indústria atingiu o maior nível de vendas reais em relação à média histórica", afirmou o presidente da Fiep, José Carlos Gomes Carvalho, ao fazer a apresentação dos números. Fevereiro ficou num patamar 65% acima da média de 1992, quando começou a pesquisa. No início de 99, no auge da crise cambial, o faturamento chegou a cair para 19% sobre a mesma média.
Leia mais em reportagem de Carmem Murara, no Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira