Economia

Black Friday sai da internet e ganha as ruas

24 nov 2017 às 08:07

Depois de desembarcar no Brasil por meio do comércio eletrônico, a Black Friday ganhou as ruas e, hoje, o evento já é uma das principais apostas do comércio físico para as vendas de fim de ano. Na (23), pela cidade, faixas e cartazes anunciavam descontos de até 70%. Alguns estabelecimentos, decidiram antecipar as promoções. Foi o caso do Hipermercado Extra, em São Paulo. Uma unidade da rede na zona sul da cidade deu início à Black Friday às 22h de quinta, atraindo centenas de pessoas, que se estapearam por aparelhos de TV - os primeiros produtos da noite a entrarem na promoção.


Segundo a economista da Fecomércio-SP, Julia Ximenes, existe um movimento cada vez mais forte das lojas para ingressar no frisson que ocorre nos sites e nas redes sociais, mas o que se observa nos dados de vendas é que o efeito da megapromoção ainda é pequeno nas ruas. A federação estima para novembro um crescimento de 15% a 16% nas vendas do online, enquanto no varejo físico prevê um crescimento de 8%, desempenho considerado normal para o mês.


"O varejo físico faz uso da campanha, mas não consegue efetivar as vendas porque não existe incremento de renda na mão do consumidor, o 13º salário só chega a partir do dia 30 em muitos casos, então as compras ficam para o Natal", diz Julia Ximenes. Além da falta do 13º, a gama de ofertas de preços e produtos oferecida na internet acaba causando uma concorrência desleal para as lojas físicas, explica a economista.


Dicas:
Saiba os preços antes. Não dá pra saber se a promoção compensa se você não souber quanto custava o produto.


Compare Pesquise preços e condições em diferentes lojas. Sites de busca podem ajudar na comparação


Pague à vista. Não assuma dívidas para aproveitar os descontos. Juros altos anulam as vantagens da oferta.


Faça uma lista. Defina antes o que quer adquirir para evitar compras por impulso.


Cuidado com fraudes. Compre de sites que trazem o cadeado no canto esquerdo superior da tela, endereço físico, telefone e SAC.

Atenção com a entrega. Verifique data de entrega e condições de troca e devolução. É possível cancelar a compra no prazo de até 7 dias.


Continue lendo