A Cooperativa Agrícola Mista Rondon-Copagril, que reúne hoje 3.500 associados, a maioria formada por micro e pequenos produtores rurais, será apoiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social com recursos no total de R$20 milhões para a construção de um abatedouro de frangos em Marechal Cândido Rondon, Paraná, que resultará na criação de cerca de 600 empregos diretos na região.
Do total do financiamento, R$10 milhões serão repassados à Copagril diretamente pelo Banco e o restante por seu agente financeiro credenciado, o Banco Regional de Desenvolvimento do Paraná (BRDE).
Da produção inicial da nova unidade, estimada em 35 mil toneladas de carne de frango por ano, 45% deverão ser exportados. Segundo informou o BNDES, este é o primeiro projeto de industrialização da Copagril, que comercializa, atualmente, soja, milho, leite e suínos produzidos em 7 municípios daquele estado.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
De acordo com o BNDES, o consumo de carne de frango per capita no Brasil cresceu de 24 quilos/ano, em 1998, para 32 quilos, em 2002, com tendência de incremento. O frango ocupa o segundo lugar no ranking das carnes mais consumidas em todo o mundo.O BNDES esclareceu, também, que a concessão de crédito à Copagril não exigiu nenhuma vinculação da entidade à Organização das Cooperativas do Brasil-OCB.
Fonte: Agência Brasil (ABr)