O Brasil passou a ocupar o 14° lugar na lista das maiores economias mundiais, segundo a avaliação do Banco Mundial (Bird). No último levantamento, realizado no ano passado, o país figurava na 15° posição. A classificação levou em consideração o Produto Interno Bruto (PIB), em dólar norte-americano, de 184 países do planeta, no ano de 2004.
O primeiro lugar da lista é ocupado pelos Estados Unidos, seguido por Japão e Alemanha. O Brasil está atrás de outros países em desenvolvimento, como China (7°), México (12°) e Índia (10°). Mas figura na frente de países como Rússia (15º), Suíça (17º) e Bélgica (18º). Entre os países da América Latina, o Brasil está atrás apenas do México (12º). A Argentina está em 35º lugar, a Venezuela, em 38º, a Colômbia, em 43º e o Chile, em 45º.
Se for levado em conta o PIB per capita, ou seja, o total de riquezas produzido pelo país dividido pelo número de habitantes, o Brasil fica classificado em 86º lugar. A lista é encabeçada por Luxemburgo, seguido de Bermudas, Noruega e Estados Unidos (4º). México figura em 80º lugar, China, na 119º e Índia, em 146º.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Informações da ABr