Pesquisar

Canais

Serviços

Reunião no Canadá

Brasil reforçará posição contrária à subsídio agrícola

Bonde, com informações da Agência Brasil
28 jul 2003 às 08:43
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa nesta segunda e terça-feira, em Montreal (Canadá), da reunião Miniministerial da Organização Mundial do Comércio, preparatória à Conferência de Ministros da OMC que será realizada de 10 a 14 de setembro em Cancún, no México.

Continua depois da publicidade

Durante o encontro, os ministros dos países-membros da OMC vão discutir propostas para abertura plena do comércio agrícola internacional. Roberto Rodrigues também terá um encontro com o seu colega canadense, Lyle Vanclief.


O ministro vai reiterar, durante a Miniministerial, a posição do Brasil em defesa da redução dos subsídios à produção e às exportações agropecuárias concedidos pelos países ricos. Também se posicionará a favor da eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que dificultam o acesso dos países agrícolas em desenvolvimento ao mercado internacional.


Para o governo brasileiro, a busca de solução para essas questões é fundamental para estabelecer um acordo comercial agrícola na OMC.

Paralelamente à Miniministerial, o ministro terá outros compromissos. Nesta segunda, ele participa das reuniões da Coalizão Internacional de Produtores para Regras Justas e Equilibradas no Comércio Agrícola no âmbito da OMC, da Aliança Comercial Canadense de Agricultura e Alimentação e do Grupo de Cairns, formado por 17 países agrícolas. Na terça, ele se encontra com o ministro da Agricultura do Canadá. Na reunião bilateral, eles vão discutir temas relacionados ao comércio agropecuário entre os dois países.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade