Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa da Serasa

Cartão de crédito: 59% das dívidas são de compras em supermercados

Reportagem Local
13 nov 2023 às 18:36
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”, divulgada no último dia 9/11 pela Serasa, revelou que a maior parte das dívidas (59%) de cartão de crédito entre os brasileiros é referente a compras em supermercados.


De acordo com o levantamento, que ouviu em outubro 11.541 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres, o segundo maior responsável pelo endividamento com cartão são as compras de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos, representando 46% das dívidas, e, em seguida, gastos com remédios e tratamentos médicos, com 37%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As dívidas de cartão de crédito impactam 55% dos brasileiros endividados em 2023, 2 pontos percentuais acima do que era em 2021 e 2022. Nos anos anteriores à pandemia esse índice era ainda maior: 76% em 2018 e 71% em 2019, o que mostra que a volta da rotina fora de casa levou a uma aceleração de gastos com cartão de crédito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Uma bolada

Mega-sena acumula novamente e prêmio pode chegar a R$ 185 milhões

Imagem de destaque
Queda no valor médio

Cesta básica fica mais barata pelo segundo mês seguido em Londrina

Imagem de destaque
Grandes fortunas

Haddad quer proposta “ambiciosa” para taxação de super-ricos no Brasil

Imagem de destaque
Lances até quinta-feira (29)

Leilão on-line oferece imóveis, veículos e outros itens em Londrina


Produzido pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo também identificou que o brasileiro continua com esperança de honrar com as dívidas, apesar das dificuldades econômicas. De acordo com o levantamento, esse Índice de Esperança dos Endividados cresceu 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Comparado à média histórica, o aumento soma 16 pontos percentuais, passando de 58% para 74%. Confira a pesquisa completa em Serasa Comportamento

Publicidade


Feirões


Com o propósito de reduzir a inadimplência no Brasil, a Serasa faz em novembro o maior Feirão Limpa Nome de sua história. Até 30/11 os consumidores podem negociar dívidas com até 99% de desconto com mais de 500 empresas, como bancos, lojas, empresas de telecomunicações, entre outras. Pela primeira vez, as concessionárias Neoenergia, Light e Enel também participam da ação. Para negociar basta acessar o aplicativo ou site Serasa.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
59% das dívidas de cartão de crédito são de compras em supermercados
Pesquisa da Serasa traçou perfil do endividamento no Brasil. Feirão Limpa Nome é oportunidade para regularizar situação
Imagem
Com salários atrasados, terceirizados dos Correios cruzam os braços em Londrina
Funcionários terceirizados que prestam serviço operacional na central de distribuição dos Correios em Londrina cruzaram os braços na manhã dessa segunda-feira (13).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade