A partir deste domingo todos os usuários de telefones celulares terão de escolher uma prestadora de longa distância para fazer chamadas DDD, assim como já é feito na telefonia fixa desde 1999.
A transição para o novo sistema começou em julho de 2003. Durante estes meses, quem esquecia de utilizar o código tinha a chamada completada automaticamente ou ouvia uma mensagem que ensinava a fazer a ligação da maneira correta. A partir de domingo, todo usuário que não digitar o código ouvirá essa gravação.
Hoje, 83,5% das chamadas de longa distância já são realizadas dessa forma, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Para completar a ligação pelo celular será preciso discar o zero, o código da operadora de longa distância e o código da cidade, antes do número do telefone.
Leia mais:
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Dólar volta a subir, fecha em R$ 6,06 e atinge recorde desde a criação do real
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
A regra vale para todo o país, exceto para os clientes da CTBC Celular, BCP, Telemig Celular e Amazônia Celular, que ainda não entraram no novo sistema.
Segundo a Anatel, a escolha da operadora beneficia o consumidor, uma vez que as tarifas sofreram reduções com o aumento da competição.