O clima favoreceu e o Paraná vai bater recordes de produção de grãos na safra de verão. A estimativa feita pelo Deral - Departamento de Economia Rural - da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é de que sejam colhidas 30,95 milhões de toneladas.
Soja e milho são novamente os campeões de produtividade. A soja que começará a ser colhida nos próximos dias deverá render entre 11,21 e 12,21 milhões de toneladas, sendo que 13% dessa produção foi vendida antecipadamente.
Desde a semeadura até o final de dezembro, quando as principais lavouras estavam em fase de desenvolvimento, as chuvas foram regulares e bem distribuídas em todo o Estado. As altas temperaturas durante o dia e as temperaturas mais amenas à noite favoreceram o desenvolvimento das lavouras, principalmente a do milho.
Leia mais:
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A produção de grãos de verão deve ficar entre 24,93 milhões de toneladas (média de 26,15 milhões), enquanto que a produção de cereais de inverno deve girar em torno de 3,22 e 3,59 milhões de toneladas (média de 3,41 milhões).
Fonte: Agência Estadual de Notícias